Estado e Governança Pública: uma avaliação do Plano Mineiro de Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.46699/rce.v23i39.5315Palavras-chave:
Educação Ambiental Política. Políticas Públicas. Controle Social. Participação. Saneamento Básico Rural.Resumo
o objeto de investigação da pesquisa foi o estado de Minas Gerais, no período compreendido entre os anos de 2011 e 2014. A partir da realização da pesquisa observa-se um quadro de condicionantes que institucionalmente não possui uma sistematização eficiente e eficaz de uma rede de cooperação com participação social. Verifica-se que o modelo de governança adotado a partir do plano governamental do Estado de Minas não contemplam conceitos e estratégias para a efetiva participação social. O modelo mineiro de governança em rede definido institucionalmente em seus planos governamentais não contempla claramente os mecanismos para o controle social, a accountability e a responsividade. Institucionalmente o modelo de governança em rede proposto pelos planos governamentais ainda não apresenta conceitualmente um delineamento convincente que possibilite uma efetiva ação participativa da sociedade. A presente pesquisa possibilitou a reflexão crítica para a melhoria da concepção e apresentação de planos governamentais voltados a configuração de um modelo de governança em rede que efetive a participação da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Cadernos de Economia é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Cadernos de Economia adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais