Sistema de informações sobre orçamentos públicos em educação: um estudo do cumprimento dos limites de investimento na remuneração do magistério nos municípios do estado da Paraíba de 2008 a 2011
DOI:
https://doi.org/10.46699/rce.v15i29.1640Palavras-chave:
Fronteiras. Estado. Organização do espaço.Resumo
A educação é a única forma de ascensão da dignidade humana. Valendo-se disso é que todo gestor assume o posto de guardião do erário público, tendo como diretriz a eficiência na prestação dos serviços à sociedade, incentivando o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do país. Dessa forma, a questão problema deste trabalho compreende saber: os municípios do estado da Paraíba cumprem o que rege o art. 22 daLei nº 11.494/07? Tendo como objetivo geral verificar o comportamento dos municípios da Paraíba perante a educação, através dos percentuais de aplicação em educação, coletados pelos dados obtidos do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), no período 2008 a 2011. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise descritiva, corte longitudinal, devido ao período em estudo, e quanto à abordagem do problema, utiliza-se o método quantitativo. Já a coleta de dados foi efetuada no site do MEC, através das informações que são geradas pelos entes federativos e enviada para o SIOPE. Porfim, através dos dados coletados, observou-se que os municípios da Paraíba conseguiram atingir ao percentual mínimo de aplicação de 60% do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério, concernentes ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica da rede pública, atingindo assim a valorização de tais profissionais e por consequência o melhoramento do ensino.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Cadernos de Economia é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Cadernos de Economia adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais