Associação entre incontinência urinária e o nível de atividade física em mulheres idosas

Relationship between urinary incontinence and level of physical activity in elderly women

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2024.v12.n1.8211

Palavras-chave:

Incontinência Urinária. Mulheres Idosas. Atividade Física. Saúde da Mulher.

Resumo

Introdução: A incontinência urinária é caracterizada como a manifestação de qualquer escape involuntário de urina. Esse problema de saúde representa uma das condições mais prevalentes entre a população feminina. Objetivo: Verificar a associação entre a incontinência urinária e o nível de atividade física em mulheres idosas. Metodologia: Estudo de caráter quantitativo, analítico e transversal, realizado em um município de pequeno porte no oeste catarinense, com uma amostra de 136 idosas. Utilizou-se o questionário de avaliação do perfil das idosas, o questionário Graudenz-Fragebogen para o diagnóstico diferencial da incontinência urinária feminina e, o questionário internacional de atividade física, versão curta, no qual se estima o tempo semanal gasto em atividades físicas de intensidade leve, moderada e vigorosa. Os dados foram categorizados e analisados por estatística descritiva e pelo teste de Qui quadrado de Pearson. Resultados: A prevalência de incontinência urinária na amostra analisada foi de 28,7%, sendo que, destas, a maioria (66,6%) apresentava sintomas de incontinência urinária de estresse. Não houve diferença significativa entre a incontinência urinária e o nível de atividade física das participantes. Conclusão: Não se observou associação entre a IU e o nível de atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Kremer Ferretti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Alessandra Marques dos Santos, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). 

Elizamara Lunardi Marmentini , Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Marcia Regina da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Rosane Paula Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Lorena Rossoni , Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Estudante do curso de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Aline Gomes Ilha , Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS). Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

KREMER FERRETTI, F.; MARQUES DOS SANTOS, A.; LUNARDI MARMENTINI , E.; SILVA, M. R.; NIEROTKA , R. P.; ROSSONI, L.; GOMES ILHA , A. Associação entre incontinência urinária e o nível de atividade física em mulheres idosas : Relationship between urinary incontinence and level of physical activity in elderly women . Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 12, n. 1, p. 90–104, 2024. DOI: 10.22298/rfs.2024.v12.n1.8211. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/8211. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos