Associação entre incontinência urinária e o nível de atividade física em mulheres idosas
Relationship between urinary incontinence and level of physical activity in elderly women
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2024.v12.n1.8211Palavras-chave:
Incontinência Urinária. Mulheres Idosas. Atividade Física. Saúde da Mulher.Resumo
Introdução: A incontinência urinária é caracterizada como a manifestação de qualquer escape involuntário de urina. Esse problema de saúde representa uma das condições mais prevalentes entre a população feminina. Objetivo: Verificar a associação entre a incontinência urinária e o nível de atividade física em mulheres idosas. Metodologia: Estudo de caráter quantitativo, analítico e transversal, realizado em um município de pequeno porte no oeste catarinense, com uma amostra de 136 idosas. Utilizou-se o questionário de avaliação do perfil das idosas, o questionário Graudenz-Fragebogen para o diagnóstico diferencial da incontinência urinária feminina e, o questionário internacional de atividade física, versão curta, no qual se estima o tempo semanal gasto em atividades físicas de intensidade leve, moderada e vigorosa. Os dados foram categorizados e analisados por estatística descritiva e pelo teste de Qui quadrado de Pearson. Resultados: A prevalência de incontinência urinária na amostra analisada foi de 28,7%, sendo que, destas, a maioria (66,6%) apresentava sintomas de incontinência urinária de estresse. Não houve diferença significativa entre a incontinência urinária e o nível de atividade física das participantes. Conclusão: Não se observou associação entre a IU e o nível de atividade física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fátima Kremer Ferretti, Alessandra Marques dos Santos, Elizamara Lunardi Marmentini , Marcia Regina da Silva, Rosane Paula Nierotka, Lorena Rossoni , Aline Gomes Ilha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).