Fatores associados a autopercepção positiva de saúde em idosos durante a pandemia por Covid-19: achados e implicações

Factors associated with the positive self-perception of health in older adults during the Covid-19 pandemic: findings and implications

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2024.v12.n1.8063

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Epidemiologia, Dados de Saúde Gerados pelo Paciente, Covid-19

Resumo

Introdução: A autopercepção de saúde está relacionada a fatores clínicos, econômicos e sociais, sendo um importante indicador de qualidade de vida, morbidade e funcionalidade diminuída em idosos. Objetivo: Identificar a prevalência e os fatores associados a autopercepção positiva de saúde em idosos durante a pandemia de Covid-19. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico transversal, por meio de inquérito domiciliar, nos meses de novembro e dezembro de 2021 em um município do Espírito Santo. Os fatores associados a autopercepção de saúde positiva foram identificados por regressão de Poisson com variância robusta. Resultados: Dos 299 idosos entrevistados, 42,1% relataram uma autopercepção positiva de saúde. A análise revelou que a autopercepção positiva de saúde estava associada a vários fatores sociodemográficos e clínicos. Idosos que residiam na sede do município, tinham maior escolaridade (ensino médio ou superior), não estavam acamados, possuíam plano de saúde, não apresentavam doenças diagnosticadas, não estavam em polifarmácia e nem realizavam automedicação apresentaram maior prevalência de autopercepção positiva de saúde. Conclusão: A autopercepção positiva de saúde está relacionada a fatores clínicos e sociais que melhoram o bem-estar subjetivo, a função social e o desempenho físico. Isso destaca a importância de implementar estratégias que promovam a saúde e fortaleçam percepções positivas, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Ruberson Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutico. Doutor em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Departamento de Farmácia e Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo.

Patrícia Silva Bazoni, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutica. Doutoranda em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Ronaldo José Faria, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutico. Doutorando em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Eduardo Frizzera Meira, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutico. Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Departamento de Farmácia e Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo.

Jéssica Barreto Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutica. Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Departamento de Farmácia e Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

RUBERSON RIBEIRO DA SILVA, M.; SILVA BAZONI, P.; JOSÉ FARIA, R.; FRIZZERA MEIRA, E.; BARRETO RIBEIRO DOS SANTOS, J. Fatores associados a autopercepção positiva de saúde em idosos durante a pandemia por Covid-19: achados e implicações: Factors associated with the positive self-perception of health in older adults during the Covid-19 pandemic: findings and implications. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 12, n. 1, p. 43–60, 2024. DOI: 10.22298/rfs.2024.v12.n1.8063. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/8063. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos