Comparação da funcionalidade e limiar de tolerância de dor à pressão no ombro em indivíduos jovens e idosos- estudo observacional transversal
Comparison of funcionality and pressure pain threshold of shoulder in young and elderly individuals- observacional cross-sectional study
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2024.v12.n1.7951Palavras-chave:
Limiar da dor, Medição da dor, Ombro, EnvelhecimentoResumo
Introdução: A região do ombro é uma das mais afetadas e no processo de envelhecimento pode haver alteração no limiar de dor e na funcionalidade. Objetivo: comparar a funcionalidade e o limiar de tolerância de dor à pressão na região do ombro entre indivíduos jovens e idosos saudáveis. Metodologia: Foi realizado estudo observacional transversal com 40 indivíduos saudáveis, que não relatassem dores ou incômodos no ombro e que possuíssem negatividade em testes clínicos na região do ombro. Os voluntários responderam ao questionário SPADI (Shoulder Pain and Disability Index) para avaliar a funcionalidade. Para avaliar o limiar de tolerância de dor à pressão, foi realizada a algometria por meio do algômetro analógico WAGNER FORCE DIAL em pontos na região do ombro. A análise dos dados ocorreu por meio de pacote SigmaStat 3.5 e as comparações entre os grupos foram feitas pelo teste t não pareado ou Mann-Whitney com nível de significância de 5%. Resultados: Idosos apresentaram maior limitação funcional no ombro quando comparado aos jovens, embora não tenha havido diferença significativa. Os jovens apresentaram pontuação de 8,21±11,07 no questionário SPADI e os idosos de 22,34±23,97 pontos. Em relação ao limiar de tolerância de dor a pressão, os jovens apresentaram limiares maiores do que os idosos, contudo, dos 12 pontos, 7 foram estatisticamente superiores. Conclusão: Em indivíduos saudáveis, não houve diferença significativa em relação a funcionalidade do ombro entre jovens e idosos. Em relação ao limiar de tolerância de dor à pressão, jovens possuem o limiar mais alto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Piveta Bonturi , Brunna Denise Pereira Zuba Silva , Fábio Alfieri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).