Perfil clínico-funcional e qualidade de vida de pacientes neurológicos inseridos em um programa de reabilitação
Clinical-functional profile and quality of life of neurological patients included in a rehabilitation program
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2023.v11.n1.7853Palavras-chave:
Reabilitação neurológica, Qualidade de vida, Especialidade de FisioterapiaResumo
Introdução: As afecções neurológicas são doenças do sistema nervoso central e/ou periférico que podem limitar de modo significativo o desempenho funcional e independência do indivíduo, impactando negativamente nas relações pessoais, familiares, sociais e, sobretudo, na qualidade de vida (QV). Objetivo: Analisar o perfil clínico-funcional e a QV dos pacientes neurológicos inseridos em um programa multiprofissional de reabilitação de um ambulatório ligado a um Hospital Universitário. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo prospectivo, transversal e quantitativo realizado entre dezembro de 2022 a agosto de 2023, com 10 pacientes inseridos em um programa de reabilitação, de ambos os sexos, maiores de idade, com afecções neurológicas, na qual foram avaliadas tônus muscular, força muscular, equilíbrio, marcha, QV e a funcionalidade no início e após 3 meses. Resultados: A amostra foi composta por pacientes do sexo masculino, com idade média de 48 anos, com diagnóstico mais frequente de AVC associado a comorbidades, como hipertensão, diabetes e dislipidemia. Os pacientes evoluíram com discreto aumento do tônus, redução da incapacidade e manutenção do grau de QV geral, porém todos sem significância estatística. Em contrapartida, houve aumento significativo da funcionalidade (p=0,011) e da pontuação do domínio de autoavaliação da QV (p=0,011). Conclusão: O programa de reabilitação promoveu melhora da capacidade funcional e autopercepção da QV.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wanderson Êxodo de Oliveira Nascimento, Lucia Aparecida Lebioda Camilo, Débora Melo Mazzo, Juliana Carvalho Schleder
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).