Reconstrução do cuidado em tuberculose: relato de experiência do PET-Saúde
Reconstruction of tuberculosis care: report of experience of PET-Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2023.v11.n1.7822Palavras-chave:
Tuberculose, Monitoramento Epidemiológico, Estratégias de Saúde Nacionais, Gestão em Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), proposto pelos Ministérios da Saúde e da Educação, busca qualificar a integração do ensino em saúde com a realidade dos serviços de saúde, e esta foi a primeira vez que a Universidade do Vale do Rio dos Sinos foi contemplada, propondo o fortalecimento do processo de reconstrução do cuidado à tuberculose em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre. Objetivo: Relatar as vivências e experiências acerca das ações de monitoramento dos indivíduos com tuberculose, através do olhar das petianas. Método: Este estudo é um relato de caso da edição 2022-2023 do PET-Saúde. O programa teve como principais etapas o mapeamento, o monitoramento e a busca ativa dos indivíduos com tuberculose - e seus contatos - vinculados às Unidades de Saúde adscritas na Coordenadoria Norte de Saúde (CNS) da SMS de Porto Alegre. Resultados: Esta parceria viabilizou a inserção e a elaboração de estratégias para o controle de 320 casos ativos de tuberculose e de abandonos, bem como a investigação de contatos de indivíduos com tuberculose, no intuito de reduzir os altos índices de transmissão da doença. Também oportunizou o desenvolvimento de competências para a gestão do cuidado em rede, como preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aproximando o conhecimento acadêmico da prática multidisciplinar e interprofissional. Considerações finais: Essa edição do programa fortaleceu o trabalho dinâmico de monitoramento do cuidado em tuberculose na rede de Atenção Primária à Saúde (APS), sistematizado e articulado com outros grupos de apoio para incorporar a educação permanente em saúde em tuberculose para as equipes da APS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letícia Quarti Soares, Aline Caldeira Medronha, Georgia Peracchi Garcia, Taizi Meireles Batista, Giovana Pizzoni Mendez, Mariana de Macedo Torves, Luci Lourenço Paim, Alana Machado Guimaraes , Veronica Barbosa, Rosangela da Silva Almeida, Alessandra Bombarda Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).