Revitalização da pele pós mastectomia: Um relato de caso
Skin revitalization after mastectomy: A case report
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2023.v11.n1.7557Palavras-chave:
Neoplasia da mama, Reconstrução da mama, FisioterapiaResumo
Introdução: O tratamento do câncer de mama (CA) ocasiona experiências de vida muitas vezes negativas e traumatizantes. A retirada da mama afeta diretamente a autoestima e a autoimagem corporal, sendo que a reconstrução com prótese de silicone pode melhorar a autoconfiança, funcionalidade e qualidade de vida de mulheres submetidas à mastectomia radical. Entretanto, a taxa de complicações de cirurgias de reconstrução varia em sua incidência considerando diversos fatores, e com isso, a retirada da prótese se faz necessária. A perda da prótese, como consequência, consiste em mais um evento traumático para a mulher, pois cada vez mais formam-se fibroses e aderências que implicam em menor funcionalidade e menos tecido viável para um re-protetização. Objetivo: Analisar os efeitos da fisioterapia sobre revitalização da pele pós mastectomia radical. Metodologia: Relato de caso de paciente com 50 anos, diagnóstico de CA de mama esquerda. Por complicações pós-operatórias evoluiu para a retirada da prótese. Na avaliação fisioterapêutica identificou-se aderência da pele na parede torácica, pele fina, friável e mamilo desviado da linha média. O tratamento fisioterapêutico estabelecido constou de fotobiomodulação com Laser 660nm, associado a cinesioterapia ativa de membros superiores, terapia manual e ventosaterapia em bordos da cicatriz cirúrgica e regiões de aderência da pele à parede torácica. Resultados: Observou-se melhora da elasticidade da pele com formação de prega cutânea e melhora da aparência da mesma, aumento da espessura e vitalidade da pele e mamilo mais centralizado. Conclusão: A fisioterapia com a utilização da fotobiomodulação associada à ventosaterapia mostrou-se eficaz no tratamento de revitalização e funcionalidade da pele pós mastectomia radical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabrielle Peres Paines , Eduarda Berni, Hedioneia Pivetta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).