Prevalência e interferência da dor crônica em idosos que vivenciaram a COVID-19: estudo transversal
Prevalence and interference of chronic pain in elderly people who experienced COVID-19: cross- sectional study
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7508Palavras-chave:
Covid-19, Dor Crônica, Capacidade funcional, Atividades CotidianasResumo
Introdução: a Covid-19 teve grande impacto na população de idosos, especialmente naqueles que já apresentavam dor crônica. Um dos meios para melhorar esse quadro é identificar e educar a população de idosos, autoridades e profissionais sobre o assunto. Entretanto, até o momento, poucos estudos utilizando questionários para verificar a prevalência, interferência e capacidade funcional nesta população foram observados. Objetivo: analisar a prevalência e associação do nível de dor na interferência e capacidade funcional no idoso pós-Covid-19 na Universidade da Melhor Idade de Chapecó. Metodologia: este estudo é caraterizado como transversal com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi por meio de questionários de forma presencial. Para identificar a prevalência, associação do nível de dor e interferência foi utilizado o Questionário Breve de Dor, para a capacidade funcional foi utilizada a Escala de Estado Funcional pós-Covid-19. Na análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e na variável dependente de dor foi utilizada uma regressão linear múltipla. Resultados: a prevalência observada foi maior na região da cabeça, seguida da articulação do joelho esquerdo, ambas somando 36,4% do total da amostra. Outras variáveis foram associadas com interferência entre o nível de dor e as AVDs (β 1,571; p=0,014), humor (β 12,254; p=0,015); caminhar (β 12,613; p=0,016); atividades sociais (β 10,840; p=0,019); sono (β 16,813; p=0,016); capacidade de apreciar a vida (β -4,395; p=0,019). Conclusão: uma prevalência de dor na região da cabeça e articulação do joelho esquerdo, além de uma associação direta entre o nível de dor e a interferência nas atividades diárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernando Schorr Grossl, Rafael Cunha Laux
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).