Perfil epidemiológico e funcional de idosos atendidos em uma unidade de estratégia de saúde da família
Epidemiological and functional profile of elderly attend in Primary Care
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7461Palavras-chave:
Idosos. Estado Funcional. Sarcopenia. Força MuscularResumo
Introdução: O envelhecimento progressivo da população brasileira traz consigo a necessidade de planejamento de cuidados em saúde voltados para a população idosa. Com base no princípio de territorialização, a Estratégia Saúde da Família (ESF) é responsável pela atenção à saúde de todas as pessoas idosas que estão em sua área de abrangência, uma vez que o envelhecimento está associado à redução da vitalidade, ao processo de fragilização e à perda da funcionalidade. Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico e funcional de idosos adscritos ao território de uma ESF, bem como verificar a associação entre as variáveis de força muscular, risco de sarcopenia e funcionalidade. Método: Estudo transversal, realizado em uma Estratégia Saúde da Família da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados consistiu em um questionário com aspectos demográficos, avaliação da independência e da autonomia por meio do Índice de Katz, sinais de sarcopenia por meio do questionário Sarc-Calf, força muscular de preensão palmar por dinamometria e coleta de medidas antropométricas. A análise estatística foi realizada no SPSS versão 26.0 e o nível de significância adotado foi de p<0,05. Resultados: Participaram deste estudo 61 idosos com média de 70,9 ± 80,7 anos e com predominância do sexo feminino (68,9%). Embora os idosos apresentassem status de funcionalidade semelhantes, observou-se diferença significativa na força muscular (p<0,0001) e na presença de sinais sugestivos de sarcopenia (p<0,0001) quando comparados indivíduos do sexo masculino e feminino. Os indivíduos com maior risco de sarcopenia apresentaram piores resultados na funcionalidade (p<0,006). Conclusão: Disfunções como a sarcopenia podem impactar a funcionalidade de indivíduos idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Paula Sant'Ana Schinaider, Karla Poersch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).