Educação em saúde: fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em idosos
Health education: risk and protective factors for chronic diseases in the elderly
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7384Palavras-chave:
Idoso, Educação em Saúde, Doença Crônica, Saúde MentalResumo
Introdução: Com o aumento significativo da expectativa de vida, o avançar do envelhecimento traz consigo a necessidade de implantação de ações voltadas à prevenção e à promoção de qualidade de vida à terceira idade frente às doenças crônicas não transmissíveis, entre elas as ligadas à saúde mental. Objetivo: Desenvolver atividades de educação em saúde frente aos fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em idosos. Metodologia: A população foi constituída por idosos que responderam um questionário composto pelos indicadores monitorados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas e após foram aplicadas estratégias utilizando o guia alimentar para a população brasileira idosa de acordo com a realidade encontrada. Resultados: A amostra foi constituída por 67 idosos, sendo 70% (n=47) do sexo feminino. Encontrou-se 63% de sobrepeso, 69% assistiam televisão 3 horas ou mais por dia, 45% avaliaram sua saúde como regular/ruim, 78% apresentaram hipertensão, 39% diabetes, 19% depressão, 52% hipercolesterolemia, 81% consumiam hortaliças regularmente e 49% o recomendado e 54% praticavam atividades físicas. A partir do diagnóstico local foram desenvolvidas estratégias personalizadas como a distribuição de um imã de geladeira, salientando seis bons hábitos na alimentação do idoso, uma cartilha com sete desafios diários e um banner com os resultados do estudo para ser fixado no local dos encontros do grupo. Conclusão: As atividades de educação em saúde desenvolvidas possivelmente contribuirão para a diminuição dos fatores de risco e aumento nos de proteção para doenças crônicas neste grupo populacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andreza Carvalho Rodrigues, Camila Franzner Donath, Camila Yamaguti Lenoch, Matheus de Lima Kauling, Renata Ramos Marques, Luciane Peter Grillo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).