Dependência versus autonomia no envelhecimento: sob a luz da Psicanálise
Dependence versus autonomy in aging: in the light of Psychoanalysis
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7381Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano. Idoso. Saúde Mental. Psicanálise.Resumo
Introdução: O aumento da geração idosa demanda atenção para estados psíquicos e para patologias próprias da longevidade. A expectativa de vida longa aumenta a consciência das perdas decorrentes dos processos degenerativos do corpo e de condições sociais conquistadas na vida adulta. Ao mostrar que o inconsciente não envelhece, a Psicanálise qualifica a escuta, adequando métodos de análise nesta população. Objetivo: Compreender o envelhecimento humano no que se refere aos processos de dependência progressiva versus luta pela autonomia, explicitando contribuições da clínica psicanalítica com adultos maduros. Metodologia: O estudo qualitativo, de caráter bibliográfico e filmográfico, baseia-se na teoria de desenvolvimento e amadurecimento infantil de Winnicott, considerando “dependência absoluta, dependência relativa e rumo à independência”. A discussão atualizada é ilustrada com diálogos entre os personagens da minissérie “Meu amor: seis histórias de amor verdadeiro”. Resultados: A partir de contribuições de autores contemporâneos sobre a clínica com idosos, reflete-se que um adulto que conquistou patamares importantes de independência e autonomia, a depender das suas condições de saúde e ambiente em que vive, pode retornar para um estado de dependência relativa e absoluta. Considerações finais: Percebem-se gradativas mudanças nas concepções sobre o envelhecimento e, para além de limitações e patologias, vê-se os idosos com direitos e potencialidades. Estima-se que a ampliação de estudos sobre o adulto maduro contribua para a atualização de práticas na atenção à saúde mental, considerando o envelhecimento como um período de investimento libidinal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tere, Soraya, Elizangela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).