Comparação dos hábitos posturais e de dor em distintos grupos de idosos antes e durante a pandemia da Covid-19
Comparison of postural and pain habits in different groups of elderly people before and during the Covid- 19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7194Palavras-chave:
Postura. Dor nas costas. Dor na cervical. Idosos. Pandemia. Covid-19.Resumo
Introdução: O envelhecer é uma etapa natural da vida humana, em que ocorrem alterações morfológicas, bioquímicas, funcionais e posturais no idoso. Além dos fatores genéticos e do processo natural de envelhecimento, a postura do idoso também pode ser afetada pelos hábitos e estilo de vida ao longo dos anos. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar e comparar os hábitos posturais e a dor nas costas e cervical de idosos antes e durante a pandemia da Covid-19. Metodologia: Este é um estudo transversal observacional comparativo, com dois grupos: Grupo Pré-Pandemia (GPP) e Grupo Pandemia (GP). Os idosos do GPP foram avaliados presencialmente nos anos de 2015 a 2019, enquanto os idosos do GP foram avaliados por atendimento remoto nos anos de 2020 e 2021. Foi realizada avaliação através do BackPEI-A que contempla hábitos posturais e de dor nas costas e na cervical. Resultados: A comparação entre os grupos GPP e GP mostrou diferenças estatisticamente significativas para: postura sentada na cadeira (p=0.002), frequência de dor nas costas (p=0.034), dor cervical (p=0.033), e impedimento em realizar tarefas por dor na cervical (p=0.035). Conclusão: O GP apresentou hábitos posturais inadequados em relação ao GPP em relação à postura sentada na cadeira. Os idosos do grupo GP apresentaram alta prevalência de dores nas costas e na cervical e aumento do impedimento para realizar atividades devido à dor na cervical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Betiane Moreira Pilling, Paula Giendruczak , Bruna Nichele da Rosa, Cláudia Tarragô Candotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).