Nível de sobrecarga e qualidade de vida dos cuidadores de indivíduos com mal de Alzheimer
Overload level and quality of life of the caregivers of individual with or evil Alzheimer
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.6399Palavras-chave:
Alzheimer, Cuidador, SobrecargaResumo
Introdução: Com o passar dos anos o ser humano tem aumentado sua expectativa de vida, o que traz consigo as doenças degenerativas, como é o caso do mal de Alzheimer. Tal enfermidade impossibilita o paciente fazer as mais simples tarefas cotidianas, passando a necessitar de alguém para ser seu cuidador. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre o nível de sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores de indivíduos com mal de Alzheimer. Metodologia: A pesquisa se caracteriza como descritiva, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 10 cuidadores informais de indivíduos com mal de Alzheimer cadastrados no PSF Bairro de Fátima, no Município de Aracati-CE. Utilizou-se o Formulário Sócio-Demográfico para analisar o perfil dos participantes e o Questionário de Avaliação de Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI). Os dados foram organizados em tabelas e gráficos no software Microsoft Office Excel 2013. A análise dos dados foi feita através do Software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS®. Resultados: A pesquisa mostrou que o domínio de Implicações na Vida do Cuidador obteve a maior média de escores entre a amostra pesquisada, com média de 41,50±3,38. A falta de informações, recursos financeiros, apoio familiar, equipe multiprofissional e programas de assistência ao cuidador favorecem negativamente o aumento da sobrecarga dos cuidadores. Conclusão: Portanto, nota-se a necessidade de um acompanhamento tanto para o paciente quanto para o cuidador, tendo em vista que ambos sofrem o impacto da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gleiciane Silva de Aguiar, Jorge Luiz da Silva, Lílian Tayná da Silva Raulino, Roque Ribeiro da Silva Junior, Emanuela Freire de Almeida, Kariza Lopes Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).