Associação do tônus muscular, função motora e velocidade da marcha pós-Acidente Vascular Encefálico
Association of muscle tonus, motor function and walking speed in post-brain stroke
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.6128Palavras-chave:
Acidente Vascular Encefálico, Tônus Muscular, Extremidade Inferior, Velocidade de CaminhadaResumo
Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença de origem vascular que afeta o sistema nervoso central. O indivíduo, após o AVE, pode apresentar alterações no tônus muscular, função motora e cognitiva, as quais são capazes de interferir em seu padrão de marcha, e afetar sua independência funcional. Objetivo: Avaliar a associação do tônus muscular e da função motora de membro inferior com a velocidade da marcha em indivíduos pós-AVE. Materiais e métodos: Estudo transversal de caráter quantitativo, realizado na Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas, com uma amostra de 14 indivíduos. Os mesmos preencheram uma ficha de identificação e foram avaliados através da Escala de Ashworth Modificada (EAM), Escala de Fugl-Meyer (EFM) e Teste de Caminhada de 10 metros (TCM10). Resultados: A média de idade foi de 58,93 (13,10) anos, sendo 11 homens e 3 mulheres, com o tempo médio de AVE de 94,07 (68,55) meses. Houve significância estatística quando correlacionado o tônus muscular com a velocidade normal da marcha (p=0,009) e velocidade rápida da marcha (p=0,007). Assim como na correlação da função de membro inferior com a velocidade normal da marcha (p=0,015) e velocidade rápida da marcha (p=0,017). Significância estatística também foi observada ao correlacionar o tônus muscular e a função de membro inferior (p=0,010), e o tempo de AVE com a velocidade normal da marcha (p=0,002) e velocidade rápida da marcha (p=0,010). Conclusão: Conclui-se que existe associação do tônus muscular e da função motora de membro inferior com a velocidade da marcha, na amostra estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dieverson Luiz Comin de Almeida, Reni Volmir dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).