A utilização do slackline como recurso auxiliar no treino de equilíbrio em idosos
Use of as a resource slackline auxiliary in balance training in elderly
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.6002Palavras-chave:
Idoso, Equilíbrio Postural, ReabilitaçãoResumo
Introdução: O processo de envelhecimento configura ao idoso alterações importantes no controle postural. Essas alterações de equilíbrio predispõe o indivíduo que envelhece a um maior risco de queda, sendo, por isso, cada vez mais importante a implementação e o estudo de recursos que objetivem o ganho de equilíbrio, tanto em fins preventivos quanto terapêuticos. Objetivo: Avaliar o efeito da utilização do slackline como recurso auxiliar no treino de equilíbrio em idosos. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, quase-experimental, tendo como sujeitos da pesquisa dez idosas, participantes de um grupo de envelhecimento pela Universidade Aberta à Terceira Idade. Os sujeitos foram submetidos a uma avaliação prévia, com escalas e instrumentos validados de mensuração do equilíbrio e passaram por uma intervenção para treino de equilíbrio, utilizando como recurso o slackline. Após a intervenção, que durou seis semanas, com frequência de duas vezes por semana, as idosas foram reavaliadas com os mesmos testes. Resultados: Os resultados apontaram que o treino através do slackline proporcionou um ganho significativo para equilíbrio postural na Escala de Avaliação do Equilíbrio e da Marcha de Tinetti 26,20 (p <0,01), velocidade de marcha no Timed Up & go (TUG) 6,74 (p <0,01), alcance funcional anterior no Teste de alcance funcional (TAF) 21,77 (p <0,01) e medo de queda na Falls Efficacy Scale Internacional - Brasil (FES-I-BRASIL) 24,10 (p <0,01). Conclusão: Conclui-se que a utilização do slackline como recurso auxiliar no treino de equilíbrio mostrou-se eficaz para os idosos que participaram da intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Lima Rebêlo, Fellipe José Moura Bitar Mello , Tássio Gabriel Sampaio Freire, Júlio César Ferreira Silva, Joslan de Oliveira Balbino, Clara Maria de Araujo Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).