A fisioterapia aquática utilizada no tratamento de pessoas com doença de Parkinson: uma revisão integrativa
The aquatic physiotherapy used to treat people with parkinson’s disease: an integrative review
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.5962Palavras-chave:
Doença de Parkinson. Hidroterapia. Exercício Físico. Ensaio Clínico Controlado Randomizado.Resumo
Introdução: A Doença de Parkinson é degenerativa, progressiva e acomete o sistema nervoso central com diminuição da dopamina, levando a modificações musculoesqueléticas, alterações neurocomportamentais bem como comprometimento cardiorrespiratório. Objetivo: Apresentar uma revisão integrativa da literatura sobre as estratégias aquáticas utilizadas para o tratamento de pessoas com a doença de Parkinson. Metodologia: As buscas foram realizadas nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Scopus, Science Direct e Web of Science no mês de junho de 2020. Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos controlados randomizados com abordagem quantitativa de estratégias de terapia aquática para o Parkinson. Foram incluídos para análise artigos publicados de 1950 a junho de 2019. Os dados coletados foram analisados de acordo com o conteúdo, categorizando as informações e correlacionando com o objetivo da presente revisão integrativa. Resultados: Haviam 3.790 artigos, dos quais 701 foram excluídos por estarem duplicados e 3079 por não abordarem os objetivos propostos. Ao final, 10 artigos foram selecionados, destes, três utilizaram como método de treinamento o Ai Chi, três os exercícios aeróbicos para melhora das capacidades físicas em geral, dois a hidroterapia com exercícios de força para melhoria do equilíbrio e marcha, um os exercícios aquáticos de dupla tarefa e por fim, um utilizou a terapia aquática com obstáculos. Considerações finais: Este estudo, ao dissertar sobre as estratégias aquáticas utilizadas para o tratamento da doença de Parkinson, ampliou a compreensão sobre os tratamentos não-medicamentosos para a patologia e dá suporte para a atuação no campo prático para profissionais da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Deividy Tabaczinski dos Santos, Michele Minozzo dos Anjos, Lilian Marin Lunelli, Aline Martinelli Piccinini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).