O uso da posição prona em pacientes com diagnóstico de COVID-19: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5403Palavras-chave:
Coronavírus, Fisioterapia, Decúbito VentralResumo
Introdução: O novo coronavírus SARS-CoV-2 é uma doença que pode gerar uma série de complicações ao paciente infectado, o que requer desde terapias de oxigênio até intubação e ventilação mecânica invasiva nos casos que se tornam mais críticos e evoluídos da doença. O fisioterapeuta atua na melhora das respostas das vias aéreas e juntamente com a equipe realizam manobras de posicionamento em pronação dos pacientes com insuficiência respiratória. Objetivo: Identificar a utilização da posição prona para pacientes em ventilação mecânica com COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, elaborada através do protocolo PRISMA, referente às publicações dos últimos quatro meses sobre o uso da posição prona para pacientes em ventilação mecânica com COVID-19, através das bases de dados Medline, PubMed, Scielo, Science Direct e Springer. Resultados: Foram selecionados nove artigos que atenderam aos critérios da revisão. Especialistas apoiam a utilização da posição prona em pacientes com COVID-19. A manobra, quando realizada corretamente e por profissionais adequados, apresenta diversos benefícios, dentre eles, a otimização da oxigenação, melhorando o quadro do paciente. Conclusão: Segundo os artigos selecionados, após serem submetidos à posição prona, os pacientes demonstraram diminuição da mortalidade e melhora da oxigenação.
Palavras-chave: Coronavírus. Fisioterapia. Decúbito Ventral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fernanda Emanuelle Viomar Rocha, Felipe Figueiredo Moreira, Dayana Carolina Ribeiro, Ana Carolina Dorigoni Bini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).