Facilitação neuromuscular proprioceptiva e a terapia do espelho em membros inferiores de um paciente hemiparético
Proprioceptive neuromuscular facilitation technique and mirror therapy in lower limbs of a hemiparetic patient
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5232Resumo
Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é umas das doenças mais comuns que atingem boa parte da população brasileira e possui um grande de risco de mortalidade. Anualmente são registradas acerca de 68 mil mortes, atingindo acerca de 2.231 milhões de pessoas no Brasil. Objetivo: Avaliar a eficácia da técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva com a terapia do espelho em membros inferiores de um paciente hemiparético. Metodologia: O estudose trata de um relato de casoem uma abordagem baseadana PNF e terapia do espelho. Os materiais utilizados para a avaliação pré e pós-tratamento foram as escalas de Índice Barthel, Escala Modificada de Ashworth, Medida de Independência Funcional (MIF motor) e o teste de força muscular realizadasemtrês avaliações. Resultados: A paciente apresentou melhoras funcionais dosmembros inferioresalém na independência funcionalhouve um incremento de 25 pontos na escala de Barthel e 9 pontos na MIF. Notou-setambém melhoras em oito movimentosdos membros inferiores comparando aprimeira com a última avaliação. Conclusões: Associação dessas técnicas obteve benefícios em vários aspectos, tanto para o aprendizado motor, ganho da força muscular e a melhora do controle motor, o que favoreceu uma boa mobilidade da paciente.
Palavras-chave: Feedback visual. AVC. Facilitação neuromuscular proprioceptiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Stefanie Leal da Silva, Thais Da Silva Tavares dos Santos, Gabriela Barbieri da Silva Torres, Thiago Bezerra Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).