Capacidade funcional de idosos acompanhados pela fisioterapia de uma unidade de Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n2.5120Resumo
Introdução: a avaliação da capacidade funcional obtém foco no exame do avaliado e objetiva indicar o nível máximo de funcionalidade que um indivíduo pode atingir em um dado domínio em dado momento, é um indicador de saúde que se relaciona com a qualidade de saúde e aspectos biopsicossociais. Objetivo: avaliar a capacidade funcional dos idosos acompanhados por uma unidade de Atenção Primária à Saúde pela Fisioterapia e descrever o perfil sociodemográfico e familiar e os dados antropométricos dos entrevistados. Materiais e métodos: realizou-se um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019 em Fortaleza/CE. Coletaram-se dados de 35 idosos utilizando um questionário acerca do perfil sociodemográfico e familiar dos pesquisados e a Short Physical Performance Battery. Resultados: na amostra, houve predomínio de mulheres, entre 60 e 69 anos, casadas, domésticas e sedentárias. A maioria das entrevistadas está com sobrepeso, entretanto a minoria apresentou sarcopenia. Quanto à capacidade funcional, predomina moderado desempenho físico, tendo o pior resultado a etapa de sentar-levantar do teste. Conclusões: a avaliação da capacidade funcional demonstrou a extratificação de idosos em vulnerabilidade física, requerendo o desenvolvimento de ações de intervenção em grupos ou projetos terapêuticos no território.
Palavras-chave: Idoso; Atenção Primária à Saúde; Fisioterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).