Eficácia da terapia manual no tratamento das disfunções temporomandibulares
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n2.5045Palavras-chave:
Imigraçao, representaçao, InsegurançaResumo
Introdução: a disfunção temporomandibular (DTM) é um termo que se aplica a um grupo de desordens funcionais da ATM e estruturas mastigatórias, que apresenta etiologia complexa e multifatorial. Objetivo: avaliar a eficácia da Terapia Manual (TM) sobre a sintomatologia das disfunções temporomandibulares (DTMs). Materiais e métodos: foram selecionados seis voluntários de ambos os sexos com diagnóstico prévio de distúrbio cinético-funcional da articulação temporomandibular (ATM), que responderam ao Questionário da Academia Americana de Dor Orofacial para triagem inicial. Os voluntários foram submetidos a uma avaliação fisioterapêutica por meio de um questionário semiestruturado para observar aspectos funcionais e motores, além de sinais e sintomas de DTM, e houve a aplicação da Escala Visual Analógica (EVA) para dor; quanto à observância do grau de DTM, foi utilizado o Índice Anamnésico de Fonseca e Índice de Disfunção Clínica Craniomandibular (IDCCM) com Índice de Mobilidade Mandibular (IMM). Após a comprovação do diagnóstico, os voluntários foram submetidos à aplicação de um protocolo fisioterapêutico que compreendeu dez sessões de TM. Em seguida, foram reavaliados e a condição sintomática e funcional foi abordada em análise comparativa, através do software SPSS 17.0, ANOVA, com o teste t de student, para análise da variância da condição pré e pós-tratamento com TM. Resultados e Conclusão: os resultados obtidos mostraram que houve significância estatística, sendo (p<0,05) no nível de dor, sintomatologia, grau de disfunção e aumento da mobilidade mandibular. Observou-se que a terapia manual apresentou eficácia sobre o tratamento das DTMs.
Palavras-chave: Articulação Temporomandibular; Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular; Dor Orofacial; Fisioterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).