Conhecimento de fisioterapeutas quanto às práticas integrativas e complementares
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n1.5037Resumo
Introdução: as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são técnicas que buscam a prevenção de doenças e recuperação da saúde. Foram inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006, fortalecendo a integralidade de atenção. O uso dessas práticas pelo fisioterapeuta é regulamentado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e aos poucos vem sendo utilizadas também na Atenção Básica. Apesar da crescente divulgação, há de pesquisa quanto à utilização dessas práticas pelo fisioterapeuta. Objetivo: analisar o uso das práticas e o conhecimento de fisioterapeutas atuantes quanto às PICs. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido na região Oeste de Santa Catarina com 10 fisioterapeutas. Resultados e Discussão: depois da análise dos dados, surgiram três categorias analíticas: conhecimento quanto as PICs: prática Complementar ao Tratamento Tradicional X Assistência Integral do Ser Humano; uso das PICs: entre os benefícios e necessidade de mudanças para ampliar o acesso dos pacientes; formação para o uso das PICs: necessidade de inclusão na graduação e ampliação da educação permanente. Considerações finais: as PICs mais utilizadas pelos entrevistados foram a auriculoterapia, a osteopatia e a acupuntura. O conhecimento está centrado na concepção de um tratamento complementar aos demais recursos da fisioterapia e uma abordagem integral que extrapola a visão do paciente segmentado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).