Avaliação da velocidade de onda de pulso como marcador de rigidez arterial na artrite reumatoide: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n1.4856Palavras-chave:
Psicodinâmica do Trabalho, Prazer no Trabalho, Sofrimento no TrabalhoResumo
Introdução: a rigidez arterial tem se mostrado um parâmetro importante na avaliação do risco cardiovascular. A medida da velocidade de onda de pulso arterial (VOP), por ser de fácil aplicabilidade e de amplo corpo de evidências, é considerada atualmente o padrão para avaliar a rigidez das artérias. Pacientes com artrite reumatoide (AR) apresentam um maior risco a doenças cardiovasculares (DCV) quando comparados à população em geral. As DCV são responsáveis pelo alto índice de morbimortalidade. Objetivo: esta revisão integrativa teve como objetivo, identificar quais os métodos mais utilizados na atualidade para avaliação da VOP em pacientes com AR. Método: trata-se de uma revisão integrativa, a partir de buscas em bases de dados da área da saúde como Bireme, Science Direct e PubMed. A estratégia de busca detalhada utilizou descritores em inglês e português, com os seguintes termos e operadores: “Pulse Wave Velocity” AND “Rheumatoid Arthritis” AND “Cardiovascular Risk”; Velocidade de onda de pulso arterial AND “Artrite Reumatoide” AND “Risco cardiovascular”. Resultados: nesta revisão integrativa encontraram-se 125 artigos, pré-selecionados pela pesquisa e pelos filtros bem como três estudos na revisão das referências. Destes, 83 foram excluídos a partir da leitura dos títulos, e 29 artigos, depois da leitura dos resumos. Dessa forma, foram selecionados 16 artigos para leitura completa do texto. Conclusão: a partir desta revisão integrativa, concluiu-se que os diversos equipamentos para análise da VOP, bem como as diferentes formas de aplicação, apresentam confiabilidade, visto que os valores e resultados apresentados pelos estudos na população com AR foram em sua maioria similares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).