Avaliação da qualidade de vida em indivíduos hospitalizados portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n1.4575Palavras-chave:
Semiótica. Texto Literário. Transdisciplinaridade. Polissemia. Interdiscursividade.Resumo
Introdução: a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) tem como característica o comprometimento do fluxo aéreo na árvore brônquica, desenvolvendo sintomas variáveis, como expectoração, dispneia e tosse. Tais sintomas da DPOC comprometem a funcionalidade e a vida social dos indivíduos, limitando suas atividades da vida diária podendo assim afetar sua qualidade de vida. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida em indivíduos hospitalizados com diagnóstico médico de DPOC por meio da aplicação do questionário Saint George’s Respiratory Questionnaire (SGRQ). Metodologia: estudo transversal e analítico composto de 18 indivíduos com diagnóstico médico de DPOC internados em um hospital do norte do estado do Rio Grande do Sul, de ambos os sexos e com idade superior a 30 anos de idade. Foram utilizados dois questionários para coleta de dados, um específico de qualidade de vida em pacientes DPOC (SGRQ), e um questionário para caracterização da amostra. Resultados: a amostra foi composta de 18 indivíduos, sendo 9 (50%) do sexo feminino. Quanto à faixa etária, 3 (16,7%) tinham de 50-59 anos, 6 (33,33%) de 60-69 anos e 9 (50%) mais de 70 anos. Os valores obtidos nos escores do questionário SGRQ foram de 59,50 ± 16,86 no domínio sintomas; 67,67 ± 22,94 no domínio atividade; 47,89 ± 21,11 no domínio impacto e o escore total de 54,44 ± 16,97. Conclusão: neste estudo a qualidade de vida dos indivíduos apresentou-se prejudicada e comprometida, mostrando, assim, a necessidade de direcionar atenção e cuidados a esse fator em pacientes com DPOC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).