Benefícios da cirurgia cardíaca na qualidade de vida de pacientes adultos e idosos
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.v6i2.4509Resumo
Introdução: A cirurgia cardíaca é um tratamento efetivo na doença arterial coronariana. Esse tratamento proporciona melhora na qualidade de vida dos pacientes. O questionário de qualidade de vida SF-36 permite monitorar as condições de saúde antes e após o tratamento cirúrgico, sensível à melhora clínica. Objetivos: Avaliar o impacto da cirurgia cardíaca na qualidade de vida dos pacientes adultos e idosos. Métodos: Estudo de coorte prospectivo não controlado, realizado em dois hospitais de grande porte. A coleta ocorreu através do questionário SF-36, em três momentos distintos, pré, pós e três meses após o procedimento. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados. O nível de significância foi de 0,05. Resultados: A amostra foi composta por 70 indivíduos. Na capacidade funcional, o escore da mediana pré foi de 40,0, pós 15,0 e seguimento 70,0. No domínio limitação por aspectos físicos, o escore da mediana no pré e pós foi zero e três meses foi 25,0. Em relação à dor, o escore da mediana pré 52,0, pós 32,0 e seguimento 62,0. Na vitalidade, o escore da mediana pré e pós foi 50,0 e seguimento três meses 70,0. No aspecto social, o escore da mediana pré foi 62,5, pós 50,0 e seguimento 87,5. A limitação por aspectos emocionais, o escore da mediana pré 33,3, pós zero e após três meses 100,0. Observou-se significância p<0,05 em todos os domínios avaliados. Conclusão: A cirurgia cardíaca tem um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes em todos os domínios avaliados, especialmente após três meses de procedimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).