Efeitos de um programa de reabilitação fisioterapêutica após videoartroscopia de impacto femoroacetabular
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2016.v4.n1.3428Resumo
Introdução: O impacto femoroacetabular (IFA) é considerado uma condição de dor no quadril jovem acompanhado de perda de amplitude de movimento (ADM) e alterações degenerativas. A técnica artroscópica do IFA visa modificar anatomicamente o fêmur proximal e o acetábulo, assim como restaurar lesões condrais e labrais, com o intuito de diminuir o contato do fêmur contra o rebordo acetabular, e, dessa forma, melhorar a mobilidade do quadril e prevenir a osteoartrose precoce. O tratamento fisioterapêutico após a intervenção cirúrgica visa à boa recuperação funcional do paciente para o retorno ao seu nível de atividade. Objetivo: avaliar os efeitos de um programa de reabilitação fisioterapêutica na ADM, força, percepção da dor e funcionalidade, dos pacientes submetidos à videoartroscopia de quadril para tratamento de IFA. Materiais e métodos: Participaram do estudo seis pacientes, aos quais foi aplicado o programa de reabilitação após a videoatrtroscopia de quadril por IFA do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) – Hospital do Trauma de Passo Fundo/RS. Foram analisadas as variáveis ADM, força muscular, Escala Visual Analógica (EVA) e a funcionalidade através do questionário Harris Hip Score modificado na 1ª, 4ª e 8ª semana de pós-operatório. Conclusão: Ao final do estudo chegou-se à conclusão que houve melhora progressiva nas avaliações em todas as variáveis analisadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-02-14
Como Citar
GUEDES, J. M.; MAREK, A.; PIVA, D. M. Efeitos de um programa de reabilitação fisioterapêutica após videoartroscopia de impacto femoroacetabular. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.22298/rfs.2016.v4.n1.3428. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3428. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).