Comparação dos comportamentos relacionados à saúde em praticantes e não praticantes da ginástica laboral
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2016.v4.n1.3426Palavras-chave:
Escritas pessoais. Cartografia. Prática de ensino.Resumo
Introdução: Dependendo da escolha e comportamento do indivíduo perante sua saúde, o trabalho pode afetar sua qualidade de vida, que está associada ao estilo de vida do trabalhador, englobando aspectos como hábitos alimentares, alcoólicos e esportivos. Um dos programas no trabalho que visa estimular comportamentos e atitudes conscientes para uma vida saudável no âmbito ocupacional é a Ginástica Laboral (GL). Objetivo: Comparar o comportamento relacionado à saúde de funcionários praticantes e não praticantes do projeto de extensão em Ginástica Laboral de uma universidade do oeste de Santa Catarina. Materiais e métodos: Pesquisa quantitativa transversal, com 60 sujeitos de 11 setores da Universidade, sendo 30 praticantes e 30 não. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário autoaplicável YRBS e adaptado ao Brasil por Guedes e Lopes. O questionário aborda questões referentes a hábitos alimentares, higiene, sono, álcool, hábitos tabácicos, atividade física, sendo aplicado no próprio local de trabalho no mês dezembro de 2015. Resultados: Não houve diferença significativa entre os dois grupos na maioria dos itens comparados. Notou-se, entretanto, diferença nos hábitos esportivos e alcoólicos, onde se constatou que os não praticantes de GL realizam mais exercícios físicos e bebem menos se comparado aos praticantes. Conclusão: A prática de GL não influenciou nos comportamentos em saúde de praticantes desta pesquisa, fazendo-se necessários novos estudos para sua efetiva comprovação; outra frente que se abre é a necessidade do trabalho da ação extensionista direcionada para o âmbito da educação em saúde dentro do projeto, no sentido do cuidado integral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-02-14
Como Citar
STÜRMER, I.; ALTEMAR, J. S. de A. Comparação dos comportamentos relacionados à saúde em praticantes e não praticantes da ginástica laboral. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.22298/rfs.2016.v4.n1.3426. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3426. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).