Estudo comparativo: Ultrassom e drenagem linfática manual associando THERAPY TAPING® na redução da circunferência abdominal
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n2.3238Resumo
Introdução: O público feminino a Fisioterapia Dermatofuncional com a expectativa de resultados para seus problemas relacionados à estética como a lipodistrofia localizada que é o acúmulo regional de tecido adiposo. Objetivos: Comparar os efeitos do ultrassom e drenagem linfática manual associado a Therapy Taping® na redução da circunferência abdominal. Materiais e métodos: Estudo com 6 indivíduos do gênero feminino divididos em dois grupos, um submetido ao ultrassom associado a drenagem linfática manual. O outro submetido ao ultrassom, drenagem linfática manual e Therapy Taping®. Para verificar o efeito do Therapy Taping® a aplicação foi em forma de “teia”, através do direcionamento da bandagem no sentido do retorno linfático. No total foram 12 atendimentos, duas vezes por semana para cada indivíduo e média de 60 minutos para cada sessão. A perimetria foi realizada em: nível da cicatriz onfálica, 3 cm acima e 3 cm abaixo, avaliadas antes da 1ª sessão e após a 12ª. Resultados: Com o protocolo foi constatados resultados nas reduções em centímetros da região da cicatriz onfálica e acima. Quando comparados os resultados de redução através de porcentagem, o grupo 2 apresentou redução superior apenas em área de cicatriz onfálica. Conclusão: Com isto concluiu-se que o Therapy Taping® não influenciou na redução da circunferência abdominal. A amostra foi pequena, o que pode ter influenciado nos resultados. Saliente-se que mediante pesquisas realizadas não foram encontrados estudos do tipo experimental intervencionista com o tema proposto, sendo este um trabalho inovador ampliando o campo de ideias para composição de novos estudos.
Palavras-chave: Lipodistrofia; Terapia Manual; Circunferência Abdominal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).