Perfil Clinico das crianças atendidas na APAE de Concórdia com histórico de prematuridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n1.3008

Palavras-chave:

Gestão educacional, Gestão escolar, Gestão Democrática, Gerencialismo, Políticas Educacionais

Resumo

A prematuridade é o problema atual mais importante associado a morbidade e mortalidade no inicio da vida. Objetivo: Identificar o perfil clínico das crianças atendidas na APAE de Concórdia/SC com histórico de prematuridade. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa desenvolvida com crianças que apresentam histórico de prematuridade com faixa etária entre 0 a 12 anos, sendo por meio de análise dos prontuários localizados na APAE e repassada as informações para a ficha de avaliação, onde foram coletados os dados pré natais, intercorrências peri natais, e o quadro clínico da criança atualmente. Resultados: foram avaliadas os prontuários de 24 crianças com idade de 0 a 12 anos. 88% da mães realizaram exames pré natais e 67% tiveram intercorrências durante a gestação, sendo a mais comum 35% pré eclâmpsia e apresentam o quadro motor atual mais comum 66,6% atraso na linguagem, 62,5 atraso no DNPM, e 37,5% Paralisia cerebral. Conclusão: Pela gravidade das seqüelas é fundamental e de extrema necessidade que as crianças freqüentem a APAE, como terapia multidisciplinar e específica para cada caso.

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Biografia do Autor

Jaqueline Zat, Universidade do Contestado - UnC.

 Acadêmica do Curso de Fisioterapia na Universidade do Contestado em Concórdia/SC.

Denise Aparecida de Almeida Benelli, Universidade do Contestado em Concórdia/SC.

Coordenadora do Curso de Fisioterapia na Universidade do Contestado em Concórdia/SC. 

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

ZAT, J.; BENELLI, D. A. de A. Perfil Clinico das crianças atendidas na APAE de Concórdia com histórico de prematuridade. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 1, p. 51–56, 2015. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n1.3008. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3008. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos