Autocuidado postural: educação em saúde com adolescentes do meio rural

Autores

  • Márcia Regina da Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó.
  • Lucimare Ferraz Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó
  • Paula Marco Marchiori Docente do Centro de Educação Profissionalizante (CEDUP), unidade de Chapecó e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
  • Cássia Cristina Braghini Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó
  • Fátima Ferretti Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó
  • Ana Paula Rech Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó.
  • Jilciane Fatima Ferrazzo Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2014.v2.n2.2905

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Educação Especial, Desenvolvimento Humano

Resumo

O presente estudo teve por objetivo promover o autocuidado postural aos adolescentes do meio rural, pois se percebeu a necessidade de desenvolver ações de educação em saúde com os adolescentes do meio rural sobre os aspectos posturais para que ao se apropriarem de conhecimento possam exercer o autocuidado, bem como tornar-se um multiplicador do saber em suas famílias e comunidade. Nesse artigo buscamos rever o conceito de postura corporal; a relação problema postural, dor/desconforto musculoesquelético dos trabalhadores com a postura e movimento corporal adotado durante a jornada de trabalho e resgatamos a prática de educar em saúde considerando o aspecto cultural. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida com 65 estudantes do 7º e 8º ano de duas escolas do meio rural de um município do Oeste de Santa Catarina (SC), no primeiro semestre de 2013. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de estatística descritiva. A pesquisa demonstrou que a maioria dos estudantes apresentou hábitos posturais inadequados, destacando a postura sentada na cadeira, a forma de carregar material escolar e de levantar objetos leves e pesados do chão, fato que evidencia a importância do desenvolvimento de atividades educativas que abordem tais questões.

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Biografia do Autor

Márcia Regina da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó.

Docente do Curso de Graduação em Fisioterapia da Unochapecó.

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó

Docente do Programa de Pós Graduação em Strictu Sensu em Ciências da Saúde.

Paula Marco Marchiori, Docente do Centro de Educação Profissionalizante (CEDUP), unidade de Chapecó e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Mestre em Ciências da Saúde.

Cássia Cristina Braghini, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó

Docente do Curso de Graduação em Fisioterapia.

Fátima Ferretti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó

Docente do Programa Strictu Sensu em Ciências da Saúde.

Ana Paula Rech, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó.

Especialista em Saúde da Família pela UFSC

Jilciane Fatima Ferrazzo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Unochapecó

Enfermeira graduada pela Unochapecó

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Publicado

2015-09-09

Como Citar

SILVA, M. R. da; FERRAZ, L.; MARCHIORI, P. M.; BRAGHINI, C. C.; FERRETTI, F.; RECH, A. P.; FERRAZZO, J. F. Autocuidado postural: educação em saúde com adolescentes do meio rural. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 2, n. 2, p. 35–44, 2015. DOI: 10.22298/rfs.2014.v2.n2.2905. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/2905. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos