O diabético antes e após uma amputação – Conhecimento sobre pé diabético e consequências das amputações
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2014.v2.n2.2795Palavras-chave:
Logística reversa, Sustentabilidade, Setor SupermercadistaResumo
Amputações de membros inferiores são uma grave complicação a que pacientes diabéticos estão expostos. Tais lesões além de mutilantes, determinam uma redução na capacidade em realizar as atividades diárias dos pacientes. O objetivo deste trabalho é investigar o conhecimento dos pacientes a respeito do pé diabético, o impacto das amputações sobre as atividades diárias e as percepções dos pacientes sobre estas limitações. O estudo foi feito de forma qualitativa, através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados nove pacientes diabéticos, com história de ulceração seguida de amputação. Predomina a ignorância a respeito da natureza do diabetes e suas complicações. As amputações determinaram prejuízos nas atividades diárias dos pacientes e na sua interação social, gerando dependência e sentimentos negativos. O desconhecimento dos riscos relacionados ao pé diabético implicou na ausência de medidas profiláticas. Uma vez amputado o paciente não conseguiu recuperar o estilo de vida anterior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).