Eficácia da hidrocinesioterapia na fratura de joelho: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n0.1753Palavras-chave:
estudo de caso, pedagógico, método, recursoResumo
Introdução: Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes com motocicletas foram os que mais cresceram no País desde a década de 1990. As lesões dos membros inferiores contribuem com os maiores índices de morbidade e permanência prolongada no hospital. A fratura em um osso ou extremidade inferior em um local próximo à articulação do joelho pode ser chamada de fratura do joelho, incluindo fraturas do fêmur, tíbia, fíbula ou patela. Ocorrem como resultado de diferentes tipos de acidentes. As propriedades físicas da água, somadas aos exercícios, podem cumprir com a maioria dos objetivos físicos propostos em um programa de reabilitação, pois a água atua simultaneamente nas desordens musculoesqueléticas e melhora do equilíbrio. Objetivos: Apresentar a eficácia do tratamento da hidrocinesioterapia na reabilitação de paciente com fratura de joelho, buscando possibilitar a movimentação adequada do membro lesado, melhora da força muscular e na marcha. Materiais e métodos: A amostra constou de um paciente atendido no Estágio de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica Escola de Fisioterapia da URI – campus de Erechim, do sexo masculino, 30 anos de idade, apresentando fratura de patela, tíbia e fêmur do membro inferior direito, decorrente de um acidente motociclístico. Resultados: O paciente, ao término das 9 sessões, apresentou diminuição da dor, melhora na amplitude de movimento do joelho e aumento da força muscular de flexores e extensores do joelho. Considerações finais: Verificou-se que o protocolo de tratamento hidrocinesioterapêutico do presente estudo foi eficaz no tratamento da fratura de joelho, proporcionando a diminuição da dor, o aumento da amplitude de movimento na flexão do joelho direito, aumento da força muscular de flexores e extensores do joelho e, consequentemente, a melhora na marcha.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CALDART, J.; FAGGION, M.; SANTOS, R. V. dos. Eficácia da hidrocinesioterapia na fratura de joelho: estudo de caso. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, p. 63–69, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n0.1753. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1753. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).