Lombalgia inespecífica em escolares de 13 a 15 anos
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1551Palavras-chave:
Indústria de Livros. Crítica Literária. DiscursoResumo
Introdução: a lombalgia inespecífica define-se como dor sem causa identificável, afetandouma parte considerável da população. Essa condição, por sua vez, possui sérias repercussõessobre diferentes níveis (funcional, psicossocial e socioeconômico), sendo a população jovemespecial e comumente acometida. Objetivo: o objetivo deste estudo é verificar a existênciafator lombalgia inespecífica em escolares com faixa etária de 13 a 15 anos no primeiro semestreletivo de 2010, assim como levantar possíveis causas. Método: foi realizada pesquisa dotipo descritiva e quantitativa. A amostra foi composta por noventa participantes com idadeentre de 13 e 15 anos, dos sexos masculino e feminino. O material de coleta de dados foium questionário contendo 16 questões, as quais passaram por um processo de validação.Resultados: de acordo com o questionário, 10% dos participantes, todos do sexo feminino,tiveram lombalgia inespecífica. O fator dor foi apontado em outras regiões do corpo por53,33% da amostra e 33,67% da amostra não tiveram fator dor. Conclusão: a pesquisaapontou um número pequeno de adolescentes com lombalgia inespecífica, correspondendosomente a 10% dos entrevistados. Foi possível apontar, com base na literatura, prováveisfatores que podem gerar a lombalgia inespecífica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MARCHESINI, J.; COPETTI, S. M. B. Lombalgia inespecífica em escolares de 13 a 15 anos. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 57–64, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1551. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1551. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).