Efeitos da hidroterapia no portador de artrogripose múltipla congênita: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1548Palavras-chave:
Gestão de Projetos, Fatores Críticos de Sucesso, Análise de Risco, Inovação em Projetos, Empresa de Grande Porte.Resumo
Introdução: a artrogripose múltipla congênita é uma síndrome clínica caracterizada pordiversas contraturas articulares presentes ao nascimento, sendo usualmente múltiplas esimétricas, sem a presença de déficit intelectual. Hidroterapia, certamente uma das maisagradáveis técnicas no repertório do fisioterapeuta, é utilizada com frequência no tratamentocom crianças. Objetivos: verificar se a hidroterapia aumenta a amplitude de movimentoe força muscular de paciente portador de artrogripose. Materiais e métodos: estudo decaráter descritivo exploratório, quantitativo, do tipo relato de caso, contou com a participaçãode um paciente do sexo feminino, 6 anos, escolhida de forma intencional entre os pacientesportadores de artrogripose atendidos na clínica escola da URI - Campus de Erechim. Foirealizada avaliação da amplitude de movimento por meio de goniometria e graduação daforça muscular através da escala de Kendall. O tratamento consistiu de dois atendimentossemanais, 50 minutos cada, envolvendo atividades de aquecimento, alongamento,fortalecimento e relaxamento, totalizando vinte sessões. Resultados: observou-se umamelhora significativa no aumento de força muscular e amplitude de movimento do paciente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
GALIANO, P.; SANTOS, R. V. dos. Efeitos da hidroterapia no portador de artrogripose múltipla congênita: um relato de caso. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 35–45, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1548. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1548. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).