A influência de um programa de treinamento respiratório na qualidade vocal e função pulmonar dos participantes do Coral Unochapecó
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1547Resumo
Introdução: a voz é a respiração sonorizada. O sistema respiratório funciona comoum ativador da voz. O conhecimento e a atualização das técnicas vocais e respiratóriasexistentes e fisiologicamente mais equilibradas permitem o rendimento máximo e alongevidade da voz. Objetivo: verificar as repercussões de um programa de treinamentode fisioterapia respiratória, com o uso do Threshold® IMT, na qualidade vocal e funçãopulmonar dos participantes do Coral Unochapecó. Métodos: foram avaliadas a funçãopulmonar (manovacuometria e ventilometria) e função vocal (extensão vocal e TMF) de 16 coralistas, divididos em grupo experimental e controle, pré e pós-treinamento respiratóriocom Threshold® IMT realizado pelo grupo experimental por 15 sessões. Resultados: os resultados demonstram incremento após o treinamento respiratório com significânciaestatística em todas as variáveis analisadas de função pulmonar e vocal do grupo estudo ena comparação intergrupos, pré e pós-treinamento. Considerações finais: por meio dosresultados conclui-se que o treinamento respiratório com o incentivador Threshold® IMT épossível incrementar força muscular respiratória, volumes pulmonares e ainda potencializara função vocal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FONTANA, P.; MARIN, L. A influência de um programa de treinamento respiratório na qualidade vocal e função pulmonar dos participantes do Coral Unochapecó. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 25–33, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1547. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1547. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).