Fatores de risco cardiovascular e risco de morte súbita em praticantes de futebol recreativo
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1546Palavras-chave:
cachaça morretiana, Morretes, patrimônio cultural.Resumo
Objetivo: verificar a prevalência de fatores de risco cardiovascular e risco de mortesúbita em praticantes de futebol recreativo. Métodos: a pesquisa foi do tipo transversaldescritiva e as instituições analisadas foram sorteadas de acordo com a região geográficada Grande Florianópolis (SC), totalizando cinco quadras, sendo uma em cada região. Aamostra dos praticantes foi intencional, do tipo causal sistemática (sequencial). Foramavaliados 86 sujeitos que preencheram os critérios de inclusão e assinaram o termo deconsentimento livre e esclarecido e a avaliação foi realizada por meio de uma entrevistaestruturada e avaliação física. Resultados: verificou-se que62,8% dos pacientes estavam acima do peso (através do IMC),40,7% dos sujeitos praticam futebol recreativo apenas uma vez na semana, 30,2% são tabagistas, 81,4% são etilistas, 52,4% não tiveram acompanhamento médico noúltimo ano e nenhuma das quadras avaliadas possuía desfibrilador externo automático. Considerações finais: os resultados deste estudo permitem considerar que os praticantes de futebol recreativo da GrandeFlorianópolis (SC) apresentam alta prevalência em diversos fatores de risco cardiovasculares e as instituiçõesnão apresentam suporte básico e equipe treinada para situações de emergência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ZUNINO, B. A. E.; PEREIRA, M. da S.; DIAS, M.; SOUZA, C. A. de; TAVARES, M. G. de S. Fatores de risco cardiovascular e risco de morte súbita em praticantes de futebol recreativo. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 15–23, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1546. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1546. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).