Características clínicas dos pés de idosos portadores de diabetes mellitus tipo II
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1545Palavras-chave:
Comunicação pública, mídias sociais, e-democracia, e-gov, gestão públicaResumo
Introdução: o diabetes mellitus é um problema de saúde pública que vem se destacandono Brasil, tanto pelo aumento da incidência quanto pelos fatores de risco encontrados parao desenvolvimento de suas complicações, dentre as quais estão os relacionados com oscuidados com os pés e hábitos de vida. Objetivo: avaliar as características clínicas dos pésde idosos diabéticos tipo II, cadastrados no CERES de Chapecó (SC). Materiais e métodos: estudo quantitativo descritivo, cuja amostra é de 193 indivíduos de ambos os sexos, idadeentre 60 a 91 anos. Realizou-se investigação acerca do perfil dos entrevistados e seusconhecimentos sobre cuidados com os pés. Avaliamos as características clínicas dos pése sensibilidade com estesiometria. Resultados: quanto ao perfil: 90% dos entrevistadospossuíam baixa escolaridade, 88% eram aposentados e 79% possuíam renda de até umsalário. O estado civil predominante foi de casados (51%). Já em relação aos hábitos: 53%usam tabaco, 72,5% declaram-se sedentários e 88% apresentaram doenças associadas.O exame diário dos pés é realizado diariamente por 86,5%, dos indivíduos avaliados, 11%usam calçados inadequados e somente 18,6% cortam as unhas incorretamente. Somente 1indivíduo apresentou ulceração. A sensibilidade mostrou-se alterada em 99,5% dos casos.Conclusão: percebeu-se que o conhecimento acerca dos cuidados com os pés é sabidopor grande parte dos indivíduos. A manipulação correta dos pés demonstrou ser a granderesponsável pelo baixo índice de ulceração encontrada no estudo. Porém, foram observadosaltos índices de alterações clínicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FERENZ, A. M.; STUANI, D. de L. L. I.; BRANDALISE, V. Características clínicas dos pés de idosos portadores de diabetes mellitus tipo II. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 3–13, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1545. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1545. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).