Crença em símbolos espirituais no processo de envelhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n1.1500Palavras-chave:
Estágio supervisionado. Prática pedagógica. Processo de ensino e de aprendizagem.Resumo
Objetivos: este estudo teve o objetivo de identificar e conhecer a crença dos idosos em símbolos espirituais que expressam sua espiritualidade e religiosidade, utilizando-os em diferentes situações para vencer os obstáculos da idade, fortalecendo-os e proporcionando bem-estar físico, mental e espiritual. Sabe-se que o ser humano é um ser religioso e os símbolos sagrados são respeitados por representarem a existência de uma força superior acenando a possibilidade do homem conectar-se com o divino, ocupando um lugar de destaque na vida terrena. Materiais e métodos: este estudo foi observacional do tipo transversal, realizado na cidade de Chapecó (SC), no período de julho de 2008 a janeiro de 2009. Fez parte da amostra 2.160 pessoas de idades 20 a 39, de 40 a 59 e acima de 60 anos, implicando em 720 indivíduos entrevistados em cada faixa etária nas suas residências. Na conferência do banco de dados, optou-se pela análise descritiva univariada, com a obtenção das frequências simples e relativas para cada variável investigada, e os dados finais receberam tratamento estatístico utilizando-se o software SPSS 13.0 (Statistical Package to Social Sciences for Windows). Resultados: a partir dos resultados, observou-se que 68,5% dos pesquisados acreditam em símbolos espirituais. 47,3% apontam a Bíblia como símbolo mais reverenciado em que depositam sua crença e fé e 73,9% confirmam que os símbolos os ajudam no enfrentamento das diferentes situações da vida cotidiana. Conclusão: frente aos achados, pode-se inferir que, com o aprofundamento do envelhecimento, os idosos tornam-se mais espiritualizados e olham com mais serenidade para a vida ampliando a fé, aproximando-se de Deus, acreditando nos símbolos e forças espirituais, exercitando mais suas práticas religiosas (preces, orações, súplicas).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ZENEVICZ, L. T.; SANTOS, W. F. dos. Crença em símbolos espirituais no processo de envelhecimento. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 1, p. 51–60, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n1.1500. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1500. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).