INFLUÊNCIA DA IDADE DE OVOS DE TRICHOPLUSIA NI (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) EM FÊMEAS DE TRICHOGRAMMA PRETIOSUM (HYMENOPTERA: TRICHOGRAMMATIDAE) EM DIFERENTES TEMPERATURAS
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v19i1.6248Palavras-chave:
Controle biológico. Brassicas. Parasitoide de ovos. Desenvolvimento embrionário.Resumo
Objetivamos avaliar a influência da idade dos ovos de Trichoplusia ni (Lepidoptera: Noctuidae) em fêmeas de Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae), em diferentes temperaturas. Assim, ovos de T. ni com idade ≤ 12, ≤ 24, ≤ 36, ≤ 48, ≤ 60 e ≤ 72 horas de desenvolvimento embrionário, separados a temperaturas de 20, 25 e 30 ºC, foram oferecidos para fêmeas de T. pretiosum com até 24 horas de idade. O parasitismo foi inversamente proporcional ao desenvolvimento embrionário do ovo, com maiores taxas de parasitismo observadas para ovos com até 24 horas de desenvolvimento embrionário nas três temperaturas. A viabilidade do parasitismo foi influenciada pela idade dos ovos. Os ovos, com até 36 horas de idade, apresentaram viabilidade superior a 85% nas três temperaturas. A proporção sexual a 25ºC apresentou a melhor taxa dentro da faixa de desenvolvimento embrionário. O número de descendentes do parasitoide por ovo foi influenciado pela temperatura e pela idade dos ovos, sendo a combinação ovos com 60-72 horas à temperatura de 30ºC, a que apresentou o maior quantitativo de descendentes parasitoides por ovo. Esses resultados indicaram que a idade do hospedeiro e a temperatura ambiente podem alterar as características biológicas dos parasitoides.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.