Compreensão de estudantes do Ensino Fundamental sobre animais nativos e exóticos
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v14i1/2.4154Palavras-chave:
Literatura infantil, oralidade, prática pedagógica.Resumo
Os ambientes urbanos distanciam os seres humanos do contato com a natureza e por consequência dos animais silvestres. O meio rural, apesar da exploração para a produção, proporciona à população que ali reside um contato maior com a natureza. O objetivo foi conhecer a compreensão de estudantes finalistas do ensino fundamental sobre animais nativos e exóticos. Foram questionados 52 estudantes de quatro escolas, duas do meio rural e duas do meio urbano. Dos estudantes que responderam o questionário: 58% (29 estudantes = 18 de escola rural e 11 de urbana) citaram uma definição de animal nativo próxima da aceita pela ciência; 30,6% (15 = 13 de escola rural e dois de urbana) definiram de forma correta animais exóticos; 68,63% (35) reconhecem que as espécies exóticas causam impactos. Estudantes de escolas rurais conhecem mais sobre animais nativos e exóticos que os estudantes das escolas urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.