Compreensão de estudantes do Ensino Fundamental sobre animais nativos e exóticos

Autores

  • Eliara Solange Muller Curso de Ciências Biológicas, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Francieli Delazeri Curso de Ciências Biológicas, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v14i1/2.4154

Palavras-chave:

Literatura infantil, oralidade, prática pedagógica.

Resumo

Os ambientes urbanos distanciam os seres humanos do contato com a natureza e por consequência dos animais silvestres. O meio rural, apesar da exploração para a produção, proporciona à população que ali reside um contato maior com a natureza.  O objetivo foi conhecer a compreensão de estudantes finalistas do ensino fundamental sobre animais nativos e exóticos. Foram questionados 52 estudantes de quatro escolas, duas do meio rural e duas do meio urbano. Dos estudantes que responderam o questionário: 58% (29 estudantes = 18 de escola rural e 11 de urbana) citaram uma definição de animal nativo próxima da aceita pela ciência; 30,6% (15 = 13 de escola rural e dois de urbana) definiram de forma correta animais exóticos; 68,63% (35) reconhecem que as espécies exóticas causam impactos. Estudantes de escolas rurais conhecem mais sobre animais nativos e exóticos que os estudantes das escolas urbanas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

Artigos