Na manhã de sexta-feira (04), aconteceu no Salão Nobre da Unochapecó o painel “Cultura Digital, Consumo e Influência”, com as doutoras Ali Machado e Issaaf Karhawi, promovido no Intercom Sul 2025.
A conversa com as pesquisadoras buscou discutir sobre o consumo material e digital e como os influenciadores impactam a comunicação. O painel foi pensado para abordar os entrelaçamentos entre cultura digital e comunicação.
“Consumir também é produzir”
Durante a primeira parte, a Dra. Ali Machado abordou temas como sociedade do consumo. Ela compartilhou suas ideias sobre a apropriação dos consumidores, que fazem de lugares distintos realidades distintas de um mercado global. Além disso, explicou conceitos sobre como a comunicação e o consumo são processos de interação. “Quando nós falamos de consumo digital, falamos sim sobre redes sociais, mas estamos tratando isso como gêneros culturais”, contou.

“Ecossistema midiático”
A Dra. Issaaf focou sua fala utilizando seu livro “De Blogueira a Influenciadora”, sua pesquisa que busca compreender o comportamento dos influenciadores nas redes sociais e como isso transforma o mundo da comunicação. Segundo ela, os conteúdos são feitos sob medida para o público consumidor, com a ideia da regulação do algoritmo. “É interessante perceber como todo o ecossistema midiático é impactado, tanto pelas plataformas quanto pelos influenciadores digitais”.
O congresso
O Intercom Sul 2025 acontece na Unochapecó, dos dias 3 a 5 de julho. Ele é um dos maiores congressos de comunicação do país e além de promover painéis como este, também possui oficinas, minicursos, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos.
Texto: Sophia Fransozi; estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos
Foto: Giuliana Padilha