O Seminário de Atualidades, realizado anualmente pelo curso de Jornalismo da Unochapecó, este ano vai debater o tema “(in)tolerância”, com abordagens sobre religião, raça e gênero. O evento ocorre de 17 a 19 de maio, no Auditório do Bloco G da universidade, sempre às 19h. As inscrições estão abertas até 07 de maio, no valor de R$ 15,00, no site www.unochapeco.edu.br/eventos.
A abertura do seminário, no dia 17, terá como temática a (in)tolerância religiosa, com a participação da professora Dra. Myriam Aldana Vargas Santin (Unochapecó) e do professor Dr. Elcio Cechetti. A professora Myriam possui graduação em Sociologia, mestrado em Ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo e atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó. Já o professor Elcio Cechetti é graduado em Ciências da Religião pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cechetti realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha), além de ser membro titular do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa e da secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC).
Já no dia 18 será debatida a (in)tolerância racial, com a professora doutora da (UFFS), Claudete Gomes Soares, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Claudete é autora do livro “Raça, classe e cidadania: a trajetória do debate racial no Partido dos Trabalhadores”, editado em 2015.
Na noite de encerramento, 19, os convidados para debater a intolerância de gênero são Liliane Araújo, diretora da União Brasileira de Mulheres (UBM) de Chapecó, e o professor Marson Luiz Klein (Udesc). Klein possui graduação em Enfermagem (Unochapecó), pós-graduação em docência Superior para a Área da Saúde (Unochapecó) e mestrado em Ciências da Saúde (Unochapecó).
Para a coordenadora do evento, professora Angélica Lüersen, o seminário tem por finalidade servir de suporte às demais disciplinas de formação do curso de Jornalismo. “Vai debater assuntos factuais, relacionados à sociedade e ao seu contexto e cotidiano político e cultural, o que possibilita que os acadêmicos ampliem o seu conhecimento e tenham a possibilidade de desenvolver um olhar crítico.”
Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, o Seminário de Atualidades busca sempre promover uma melhor compreensão aos estudantes do curso sobre temas de relevância social. Neste caso, “para que os futuros jornalistas tenham acesso à complexidade que envolve estas temáticas e reflitam sobre sua postura profissional quando da produção de conteúdo sobre elas. Afinal, a intolerância tem se mostrado um dos males na sociedade contemporânea, sendo que os jornalistas têm um papel importante neste contexto.”
Durante a primeira noite do evento será lançado o IX Prêmio de Jornalismo Ambiental, realizando em parceria com a Caixa Econômica Federal. Com o objetivo de premiar profissionais e estudantes dos três estados do Sul do país, o Prêmio está dividido em duas categorias: profissional e acadêmico. Em cada uma delas, podem concorrer reportagens produzidas em quatro segmentos: impresso, rádio, TV e internet.