Homenagem aos 25 anos do curso de Jornalismo é realizada na Efapi 2023

Reconhecimento. Essa palavra define o evento realizado no estande da Unochapecó na tarde desta sexta-feira (13). Uma confraternização organizada pela Instituição e pelo curso de Jornalismo reconheceu o trabalho dos profissionais que constituíram o curso  e professores, bem como a importância dos veículos e profissionais da imprensa.

Autoridades e homenageados celebram os 25 anos do curso de Jornalismo

A data foi de celebração e homenagens para pessoas que fizeram, e fazem, a diferença na história do curso. Durante o evento foram entregues quadros em homenagem ao atual corpo docente do curso, técnicos, estudantes, além de ex-coordenadores e figuras que fizeram a diferença no curso. A reitoria também esteve presente, entregando as honrarias.

O evento, realizado dentro da Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi, também tem um significado especial. Afinal, desde sua implantação, o curso de Jornalismo sempre esteve presente na feira. A participação ocorre na produção de conteúdo, seja impresso, de assessoria, sonoro ou audiovisual. Ao longo das edições, dezenas de estudantes tiveram a oportunidade de experienciar a prática jornalística. Fato que ocorre novamente nesta edição de 2023, envolvendo todo o curso.

Para o reitor da Unochapecó, o professor Claudio Alcides Jacoski, o curso de Jornalismo representa muitas coisas, mas principalmente, um modelo comunitário presente no seu espaço. “Após a criação do curso de jornalismo, nós tivemos um desenvolvimento totalmente diferenciado do jornalismo local, das empresas de mídia. A presença do jornalista formado pela instituição promoveu um processo de desenvolvimento diferenciado”, argumenta. Jacoski conta ainda que o curso é uma referência. “Em cada meio de comunicação que a gente visita, encontramos lá uma pessoa que se formou na nossa instituição. Então temos uma relação de amizade com os meios de comunicação”, declara. O evento de homenagem contou com a presença de diversos veículos da imprensa local.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da Unochapecó, Franscesco Flavio da Silva, o evento representa muito, porque estar completando 25 anos, como o único curso presencial da região oeste, é algo para comemorar. “Manter um curso de graduação não é algo fácil, ficamos muito felizes de fazer parte de uma instituição que acredita no jornalismo, que investe. Então, são 25 anos de atuação ininterrupta e pelo que a gente percebe muitos outros 25 virão pela frente. Poder comemorar isso também no estande da universidade dentro de um evento que é marcante para a região, vem brindar com louros esse momento especial”, completa.

Franscesco também aborda que ser coordenador é um desafio e, ao mesmo tempo, muito gratificante. “Eu me sinto honrado como profissional do jornalismo e também como docente de estar a frente de um curso que tem uma história tão bonita, construída com tantas mãos, e me sinto desafiado a estar sempre aprendendo para fazer o melhor a frente desse curso”, completa.

Para o professor Dirceu Luiz Hermes, que atua no curso desde a sua implantação, o aniversário de 25 anos é um grande símbolo. “Estar presente 25 anos do curso de Jornalismo, contribuindo com a formação de profissionais da área que estão no mercado, sabendo que o curso tem cumprindo com o seu papel,  comemorar 25 anos é um coroamento disso tudo”, ressalta. Dirceu comenta que o propósito da graduação é a formação de jornalistas comprometidos com a sociedade, que trabalham com ética e responsabilidade.

Técnico de laboratório há 24 anos na Unochapecó, Alberto Lopes, comenta a sensação de ser homenageado por esse marco tão especial. “Muito orgulho em fazer parte dessa fase. Saber que muitos profissionais, que atuam na área hoje, nós ajudamos, nem que seja numa vírgula, a construir a história. Sem palavras para definir”, salienta.

Egressa do curso de Jornalismo da Unochapecó, Angela Bueno, cita que o curso representa toda a bagagem teórica adquirida. “O olhar ético para as pautas, o olhar de cada professor pelo qual passamos durante a graduação. Levo o conselho e o conhecimento dos professores. Sou extremamente grata por ter me graduado na Unochapecó, pelas pessoas que conheci e pelos aprendizados”, finaliza.

Evento reuniu diversos visitantes, egressos e veículos de comunicação

Bodas de prata

O curso de Jornalismo da Unochapecó surgiu da necessidade de profissionais qualificados na região Oeste do estado. O mesmo iniciou suas atividades no dia 16 de fevereiro de 1998, sob a coordenação da professora Ilka Goldschmidt Vitorino. Com uma matriz curricular inovadora e voltada para a realidade regional e possuía até um horário diferenciado para que as pessoas que já atuavam no mercado pudessem se graduar.

Atualmente com cerca de 370 profissionais formados, o curso de Jornalismo da Unochapecó se tornou o único na modalidade presencial da região Oeste.