Fotografia de Esportes foi tema da 2° ABEx

Fotografia de Esportes foi tema da 2° ABEx

Praticar esportes melhora a qualidade de vida e traz inúmeros benefícios à saúde. Os benefícios vão desde a saúde física, como o controle de peso, melhora do sono e regulamento do colesterol; quanto à saúde mental, com a melhora na autoestima e redução do estresse e ansiedade, por exemplo. No entanto, os benefícios das práticas esportivas vão muito além dos aspectos fisiológicos. E foi pensando nisso que o projeto desenvolvido pela turma do segundo semestre do curso de Jornalismo surgiu.

A Unochapecó possui um componente curricular diferenciado. A Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) propõe que os estudantes realizem uma atividade em prol da comunidade. Nesta ABEx do curso de Jornalismo a proposta foi de realizar uma sequencia de retratos fotográficos em estúdio a fim de apresentar os atletas e suas respectivas modalidades esportivas à comunidade externa. Angélica Lüersen, professora da ABEx em Fotojornalismo e Documentação Visual, destaca que a motivação para o projeto foi o interesse crescente dos alunos do curso em relação às áreas esportivas. “Havia uma intenção de minha parte de proporcionar essa conexão entre a extensão e o esporte para que os alunos pudessem olhar para essa área que eles tanto gostam”, argumenta. 

Lüersen conta que, durante as reuniões com os acadêmicos e conversas com outros professores, percebeu que muitas vezes quando se fala de esportes, apenas o futebol masculino é levado em conta. “Falta conhecimento e informações em relação a outras modalidades esportivas, então a minha intenção foi trazer essa perspectiva para os alunos e, com isso, ampliar o contato e a visibilidade destas modalidades”, ressalta. Após o planejamento, a tarefa foi repassada para os estudantes, que escolheram, em grupo, duas modalidades esportivas para representarem através dos conceitos ministrados em sala de aula. O ponto de partida foi a perspectiva de retrato, e com a ideia definida, foi a vez dos alunos contatarem os atletas para a sessão de fotos. A preparação dos acadêmicos começou bem antes das sessões fotográficas. Para as fotos no estúdio, os alunos precisavam realizar um planejamento, que buscava referências fotográficas, quais equipamentos eram mais indicados para o ensaio, tipos e intensidades de fontes de luz assim como pesquisar sobre a modalidade escolhida. 

Para Emerson Figueroa, atleta de Skate, atividades desse tipo contribuem para a visibilidade de esportes não tão usuais, e que às vezes, sofrem certo preconceito da sociedade. “O projeto foi bem legal, chamar atletas não tão conhecidos para participar é o que achei mais interessante, geralmente o pessoal só visa quem já é mais conhecido”, afirma. Após o encerramento do projeto, todas as fotos foram disponibilizadas aos atletas, que puderam usar em portfólios e materiais de divulgação. Murillo Marmitt, acadêmico de Jornalismo, ressalta outro lado desenvolvido pela disciplina: “o fotojornalismo aborda de forma diferente a questão da fotografia, pensando no pré e pós, além da edição das fotos, que nos auxiliou bastante pensando no mercado de trabalho”.

Foram realizadas seis sessões de fotos, com a participação de mais de 20 atletas, de modalidades como Xadrez, Ginástica, Basquete, Tênis de Mesa, Skate, Futebol Americano e Skate. Finalizadas as fotografias e processo de edição, a próxima etapa é a divulgação dos trabalhos. Visando o impacto na comunidade, as fotografias serão impressas e coladas no Complexo Esportivo Milton Sander, mais conhecido como Verdão. A ação com os alunos do curso de Jornalismo ocorrerá na próxima sexta-feira (06), e ficará disponível no verdão. Já no ambiente online, as fotos e texto-legenda serão disponibilizadas por meio da Central Laboratorial de Informações Multimídia, a seguir.

Texto: Emilly Bueno

XADREZ

O time de xadrez da Associação de Surdos de Chapecó tem se destacado como uma referência no esporte adaptado. As sessões de treinamento acontecem semanalmente, quando os participantes se reúnem para aprimorar suas táticas e aprender novas abordagens do jogo. O ensaio aqui apresentado foi realizado com os atletas Rudinei, Amanda, Andreia e Edielson.

O xadrez é um jogo de tabuleiro estratégico que envolve duas partes, cada uma controlando 16 peças: um rei, uma dama, duas torres, dois bispos, dois cavalos e oito peões. O objetivo é dar xeque-mate ao rei do oponente, ou seja, colocar o rei em uma posição onde ele não possa escapar do ataque. Os jogadores aprendem a pensar criticamente, a tomar decisões sob pressão e a respeitar o adversário. A comunicação dentro do time é facilitada por meio da Língua de Sinais, o que permite que todos se sintam à vontade para expressar suas ideias e estratégias. No PARAJASC de 2024, que ocorreu em Blumenau/SC, a atleta Amanda Groth recebeu a medalha de bronze na competição, pelo Xadrez Individual Feminino.

Além das competições locais, o time participa de torneios regionais, onde tem obtido resultados impressionantes. A Associação de Surdos de Chapecó não apenas promove o xadrez, mas também contribui para a visibilidade e valorização das pessoas surdas no esporte, mostrando que a inclusão é possível e necessária. Com cada partida, eles quebram barreiras e inspiram novas gerações a se envolverem no mundo do xadrez.

Futebol Americano

O futebol americano é um esporte que se baseia no conceito de disputa por território, tendo seus jogadores divididos entre defesa e ataque sendo 11 jogadores para cada lado. Para marcar pontos, o ataque precisa avançar com a bola através do campo, enquanto a defesa tenta parar as tentativas de avanço. O campo é dividido em jardas (0,9144 metro) e para permanecer com a bola o time de ataque precisa avançar 10 jardas em quatro tentativas (descidas ou downs), cada conjunto de quatro descidas é chamado de drive.

O esporte exige estratégia e força física, proporcionando uma verdadeira batalha dentro do campo. Frequentemente acontecem jogadas mirabolantes, sejam elas coletivas ou individuais, fato que traz muito dinamismo ao jogo. Sem contar todo o estilo dos jogadores, o famoso “drip”, que faz eles parecerem astros do rock.

O time de Chapecó é novo, fundado em 2016 por amigos que compartilhavam a mesma paixão pelo esporte. Porém, apesar do pouco tempo de formação, o time já conseguiu notoriedade no esporte, primeiro ao fechar uma parceria com o conhecido time de futebol da cidade e depois ao jogar os campeonatos gaúcho e brasileiro na terceira divisão. A equipe não para de crescer e conquistar apoio, as expectativas para a próxima temporada aumentam conforme o time faz novos jogos.  

SKATE


O skate surgiu na Califórnia nos anos 1950, quando surfistas adaptaram rodinhas a pedaços de madeira para simular o surfe nos dias sem ondas. O que começou como uma brincadeira logo se transformou em um esporte e, mais do que isso, em uma cultura que conquistou o mundo. Durante os anos 1970, o skate explodiu com o surgimento de pistas, manobras ousadas e competições que ajudaram a consolidá-lo como símbolo de liberdade e estilo.

Muito além das manobras radicais, o skate é uma ferramenta de transformação. Ele conecta pessoas de diferentes idades, origens e histórias, e cria uma comunidade onde amizade e respeito são fundamentais. Cada queda e tentativa de acerto ensinam sobre resiliência, persistência e superação.

Nas ruas ou nos campeonatos, o skate quebra barreiras sociais e promove inclusão. Ele dá voz e espaço para que jovens encontrem propósito e pertencimento. O skate é mais do que rodinhas no chão: é liberdade, união e resistência que move vidas e culturas ao redor do mundo.

KARATÊ

De origem asiática, a arte marcial denominada karatê surgiu no século XV. A palavra significa “mãos vazias”, pois enfatiza o uso das mãos e do corpo como armas naturais. Tal técnica foi ensinada pelo monge Bodhidar, que foi se propagando de maneira secreta.

Com a sugestão do coordenador Samuel Sebben, a modalidade começou a ser praticada na Escola Cívico Militar Irene Stonoga, a fim de oferecer atividades físicas extracurriculares para os alunos. Laila Linhares, Victória Pivetta Carneiro, Rodrigo Oliveira Gonzalez, Amonrá Pivetta foram os atletas que participaram do ensaio fotográfico realizado na disciplina de Abex II – Fotojornalismo e Documentação Visual. Ambos são da Federação Estadual de Karatê Interestilos (Fecaki) e medalhistas mundiais. Os senseis Carlos Alberto Cavallier e Vandenei Machado, do MatSun Dojo, parceiro do projeto, treinam todos os alunos inscritos no ‘Karatê nas Escolas’.

Entre os dias 14 e 17 de novembro, os quatro disputaram pelo Campeonato Mundial de Karatê, realizado em Fortaleza, Ceará. Para participar desse tipo de competição, a escola levanta recursos por meio de eventos, rifas, pedágios em sinaleiras e doações online.

Se você quiser contribuir, o link da vakinha online está aqui: https://www.vakinha.com.br/4694678

GINÁSTICA RÍTMICA

A ginástica rítmica é um tipo de esporte que combina técnica, arte e muita dedicação. Com aparelhos como fitas, bolas e arcos, as apresentações são verdadeiros espetáculos, misturando dança e acrobacias de tirar o fôlego. É bonito assistir, mas poucos sabem o quanto de treino, força e disciplina estão por trás de cada movimento. 

Apesar de ser tão incrível, a ginástica rítmica não tem o reconhecimento que merece. Enquanto esportes como o futebol masculino recebem toda a atenção da mídia e dos patrocinadores, as ginastas lutam para conquistar espaço e apoio. Isso acaba dificultando o acesso a recursos e a chance de crescer na modalidade. 

Mesmo assim, esse esporte tem um impacto enorme na vida de quem o pratica. Além de melhorar a saúde física, ele trabalha a disciplina, a criatividade e a confiança, inspirando jovens a irem além. 

A verdade é que a ginástica rítmica merece mais visibilidade e investimento. Se a gente der mais espaço para esse esporte, vamos descobrir ainda mais o talento e a paixão que ele pode trazer para o cenário esportivo. Afinal, arte e esporte juntos são sempre uma combinação poderosa!

BASQUETE

Clube de Basquete Chapecó

O basquete é um esporte coletivo jogado entre duas equipes de cinco jogadores, cujo objetivo principal é marcar pontos ao fazer a bola passar pela cesta do time adversário, que está localizada a 3,05 metros de altura. O basquete é popular mundialmente, com destaque para a NBA nos Estados Unidos e ligas nacionais em outros países, incluindo o Brasil, onde o esporte também tem grande apelo, tanto em nível profissional quanto amador.

A equipe de basquete masculino de Chapecó, também conhecida como Clube de Basquete Chapecó (CBC), vem demonstrando evolução significativa ao longo dos anos, competindo com times de grande tradição no estado, como Blumenau, por exemplo.

Em 2018, a CBC chegou à final da Copa Santa Catarina, ficando com o vice-campeonato. Além das conquistas, a equipe tem trabalhado para fortalecer sua infraestrutura e visibilidade. Recentemente, inaugurou sua nova “casa”, o Ginásio de Esportes do Batalhão da Polícia Militar de Chapecó, que passou por reformas para acomodar jogos e treinos da equipe.

VOLEIBOL

Aprov/Chapecó

O voleibol é um esporte dinâmico disputado entre duas equipes de seis jogadores, separadas por uma rede, com o objetivo de fazer a bola tocar o chão do lado adversário. O esporte inclui variações como o vôlei de praia e é destaque mundial, especialmente no Brasil, onde possui grande relevância competitiva. 

A Aprov, time de voleibol masculino de Chapecó, é destaque no esporte no Oeste catarinense, representando a cidade em competições estaduais e nacionais. Entre suas principais conquistas recentes, está a vitória na Superliga C, que lhe garantiu um lugar na Superliga B, no jogo contra a AVP-PalmasNet/Sudati, decidida no tie-break. 

O time também venceu os Jogos Universitários Brasileiros e foi vice-campeão do campeonato estadual catarinense. Outro marco importante foi a vitória no Campeonato Catarinense de 2024, que encerrou um hiato de 17 anos sem o título. 

A equipe busca maior apoio financeiro para se consolidar, especialmente com a chegada à Superliga B. Embora já conte com parceiros como a prefeitura e a Unoesc, ainda é essencial atrair novos patrocinadores para sustentar o nível competitivo. 

JUDÔ

Criado em 1982, o judô tem como objetivo o desenvolvimento de técnicas de defesa pessoal, além de promover o fortalecimento integrado do corpo, físico e mente. No município de Chapecó, situado no interior de Santa Catarina, o esporte foi introduzido por volta de 1968 e continua a ser praticado até os dias atuais por atletas de diversas faixas etárias.

A equipe Acha Judô se destaca no cenário competitivo, participando de eventos estaduais e interestaduais. A atleta Emanuela Ristow é um dos principais nomes da equipe, competindo atualmente na categoria Sub-18, com apenas 15 anos. Emanuela iniciou sua trajetória no esporte aos 12 anos e, desde então, tem se destacado por sua participação em competições, conquistando medalhas e elevando o nome da equipe juntamente com os
outros atletas.


PERFIL DA EQUIPE E ATLETA
https://www.instagram.com/achajudo/
https://www.instagram.com/manusristow/p/DChUCijvqPS/?locale=zh_CN&hl=af&img_index=
1

TÊNIS DE MESA

Conhecido informalmente como ping-pong, o tênis de mesa teve sua origem no século XIX. Devido às altas temperaturas, os soldados, impossibilitados de praticar o tênis de campo, desenvolveram uma versão adaptada do esporte, jogando sobre mesas de cimento à sombra das árvores. Em Chapecó, município localizado no interior de Santa Catarina, a modalidade tem conquistado destaque no cenário esportivo competitivo. A cidade dispõe de três polos dedicados à prática do esporte, reunindo aproximadamente 200 atletas em sua comunidade.

A Associação Desportiva Chapecoense de Tênis de Mesa conta com destaques como João Gabriel de Sousa Matos com 17 anos é três vezes Campeão Carioca, garantiu o terceiro lugar na Copa Brasil e uma Vaga na Seleção Catarinense de 2024. Carlos Simioni, os atletas que têm se destacado ao conquistar medalhas em competições estaduais e copas brasileiras, reforçando a importância da cidade no desenvolvimento do esporte.

PERFIL DA EQUIPE E ATLETAS
https://www.instagram.com/tmchapeco?igsh=MWJudXF5dGNuNDQwNw==

https://www.instagram.com/cssimioni?igsh=eHhzYTh1NWx2ZWxu
https://www.instagram.com/gabrielmatos_tm?igsh=cjY0MGVyd2h3YW1

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.