ETAPA CLASSIFICATÓRIA DA FREIO DE OURO É REALIZADA EM CHAPECÓ

Antes mesmo dos portões da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) abrirem, os cavalos já estavam preparados e competindo junto de seus ginetes. Isso porque durante a manhã e tarde desta sexta-feira, 6 de outubro, ocorreram provas de seleção da raça de equinos, onde foi analisada a marcha de resistência, freio e a morfologia. Essa prova dá início ao ciclo 2024. Os animais vão acumulando pontos de acordo com as notas que tiraram nas provas e entram para um ranking geral da Região.

Seis provas ocorrem no estado pela disputa da vaga de credenciamento. Os animais credenciados são selecionados para irem para a maior feira agrícola da América do Sul, a Expointer, que acontece em Esteio-RS. Em Chapecó, já foram realizadas as provas de Morfologia, Andadura, Figura, Volta sobre quadras e esbarradas.

As próximas etapas ocorrem no sábado, 07 de outubro. Serão disputadas a partir das 8h da manhã as provas Primeira Mangueira e Campo 1. Domingo, na etapa final, serão credenciados a partir das 8h30 da manhã quatro machos e quatro fêmeas. Serão disputadas as provas denominadas Segunda Mangueira, Bayard Sarmento e Campo 2. Para esta final os jurados escolherão entre 6 e 8 animais dos 8 machos e 9 fêmeas que estão competindo.

Já é possível observar alguns destaques, porém, segundo o médico veterinário jurado desde 2016, Ivens Ortigari, tudo pode mudar. “Antes da última prova não se pode dizer nada, porque você pode se surpreender”, explica.

Ivens Ortigari Junior, jurado desde 2016, diz que nada está decidido até a última prova.

Competidor do Freio de Ouro há 15 anos e que já foi finalista em Esteio, Fábio Salles de Carazinho-RS, da Hara Cabanha, está competindo com o cavalo Overo Charrua, que é de um cliente. Segundo suas pontuações, Overo está em terceiro lugar até o momento. Fábio conta que tem muitas expectativas, mas reconhece o nível desta edição, pois tem cavalos como o Basco do Kavaju Porã, que foi finalista do freio no ano passado, e veio a Chapecó para tentar mais um credenciamento. “A seleção dos competidores é feita a partir de um estudo do desempenho da genética. Avalia-se a quinta geração do animal e escolhe a partir do mais favorável e competitivo”, comenta.

Nesta sexta-feira, Overo Charrua terminou as provas na terceira colocação.

Texto: Kenson Koskur

Fotos: Julia de Carvalho.