Estudantes de Jornalismo conquistam prêmios

FotorCreated

A última semana do mês de novembro ficou marcada pela premiação de dois estudantes do curso de Jornalismo da Unochapecó. A estudante do 8º período, Greici Audibert, recebeu o primeiro lugar com sua pesquisa no 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica – Conic-Semesp. o estudante do sexto período, Cleberson Cagol, conquistou o segundo lugar com uma reportagem radiojornalística no Prêmio de Comunicação Trabalho Seguro em Santa Catarina.

A pesquisa

A pesquisa de Greici, “As técnicas de entrevistas de Eduardo Coutinho: um estudo sobre as possibilidades de aproximação entre o modo de entrevistar do documentarista e dos jornalistas de televisão”, ganhou o primeiro lugar na categoria “Em Andamento”, na área de Ciências Sociais Aplicadas. O estudo iniciou em fevereiro junto ao Núcleo de Pesquisa em Jornalismo da Unochapecó e teve continuidade no segundo semestre, com o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante, tendo como orientadora a professora Ilka Goldschmidt.

A análise parte dos procedimentos de Coutinho enquanto entrevistador em três filmes: Santo Forte (1999), Peões (2004) e O Fim e o Princípio (2005). Algumas técnicas de entrevista usadas por Coutinho, foram elencadas e relacionadas com as práticas dos repórteres de TV, com base nos depoimentos dos jornalistas Ariel Palácios, da Globo News, e de Domingos Meirelles, da Rede Record.

Para Greici, o maior desafio foi conseguir propor esse ‘diálogo’ entre documentário e televisão, pois diferem muito no viés autoral, no tempo e no tipo de narrativa. “A proposta era saber como as técnicas de entrevistas do Coutinho poderiam ser usadas no momento da apuração, no contato e no diálogo com as fontes. Deixar isso compreensível, a meu ver, foi uma das grandes inquietações da pesquisa”, destaca.

Além do prêmio, a pesquisa foi aceita também para ser um capitulo do livro “Eduardo Coutinho em Narrativas”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).

A reportagem

A reportagem Trajeto Seguro, produzida por Cleberson na Rádio Momento FM, trata dos acidentes de trajeto, que ocorrem entre casa e trabalho, caracterizado como acidentes de trabalho. Apresenta ainda algumas ações de empresas da região, referentes a prevenção desse tipo de acidente.

O estudante atribui, a conquista do segundo lugar estadual, à dedicação, desde a hora de escolher a pauta dentro do tema proposto pelo prêmio, até a conclusão da reportagem. “Pensei que essa era a oportunidade de mostrar meu trabalho e de como o jornalismo pode ajudar as pessoas no dia a dia”, afirma.

O prêmio é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região, e tem como objetivo estimular, divulgar e valorizar matérias jornalísticas veiculadas na imprensa, que envolvam temas relacionados à prevenção de acidentes de trabalho e doenças laborais no Brasil.