EFAPI 2023: 10 dias de Jornalismo na prática

Desde 1999, a Exposição/Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) tem sido um laboratório de práticas jornalísticas para os acadêmicos da Unochapecó. Após seis anos de intervalo, a feira retornou em 2023 e com ela o curso de Jornalismo. Em uma parceria da Unochapecó com a Comissão Organizadora da Feira, neste ano a cobertura foi realizada durante mais de 90 horas de trabalho e contou com a presença de aproximadamente 24 acadêmicos orientados por sete professores e três técnicos. Toda a estrutura de móveis e equipamentos do curso foi transportada para o Parque, no Pavilhão 4, junto do espaço destinado para a imprensa, permitindo que toda a equipe tivesse condições de produzir com rapidez e qualidade a cobertura da Efapi 2023.

Através da Central Laboratorial de Informações Multimídia (CLIM), do curso de Jornalismo, foram produzidos mais de 45 conteúdos em forma de textos, imagens e vídeos. A atividade é considerada importante para que os alunos adquiram experiência de campo. As matérias produzidas pelos voluntários foram disponibilizadas para a equipe de comunicação da Feira, a grande imprensa e publicados no Portal CLIM do curso de Jornalismo.

A Efapi 2023 foi a primeira experiência do professor João Pietro Meili Bridi na cobertura do evento. Atuando na área das mídias digitais, a feira foi uma experiência enriquecedora que o fez “voltar às raízes” com reuniões de pauta, jornalismo de campo, e orientação aos acadêmicos. Para João, através da feira, os alunos conseguem colocar em prática muitas das coisas vistas em teoria na sala de aula, tanto nos registros fotográficos quanto na percepção daquilo que deve ou não virar notícia.

Quem compartilha da mesma ideia é Schaiane Bohn, acadêmica do quarto período do curso. “Sentimos na pele como é a produção  de conteúdo e a pressão de horário certo para entregar que jornalistas vivem em uma grande redação. Foi realmente um ponto chave, onde a gente pode sair da teoria que os professores nos passam na sala  para a prática, sempre acompanhados dos professores, o que acredito que foi um diferencial”, comenta.

Eliane Taffarel é jornalista e uma das técnicas que acompanhou os alunos durante a Efapi 2023. Ela também é formada pelo curso e já atuou, como estudante, na feira. Eliane comenta que, por já ter trabalhado na cobertura e, hoje, atuar na orientação dos estudantes, consegue ajudar os acadêmicos de uma melhor forma, compreende os desafios e os conteúdos desenvolvidos.

“A Efapi é um grande laboratório intenso de 10 dias de prática jornalística. É o primeiro momento em que os alunos sentem a vibração de uma redação, a feira é algo que marca a vida deles enquanto profissionais em formação, pois traz todos os elementos prática jornalística. Você tem que correr atrás, buscar, você tem que cuidar da foto, escrever, postar, divulgar, e tudo com muita responsabilidade”, concluiu.

Comemoração dos 25 anos na Efapi

Outra atividade organizada pelo curso dentro da feira foi a comemoração das Bodas de Prata do curso de Jornalismo e também homenagens para atuais e ex – técnicos, alunos e professores que fizeram e fazem parte da história do curso. O evento aconteceu no dia 13 de outubro, data em que a Unochapecó também realizou atividade de homenagem para a imprensa no estande. Uma das atrações do evento foi a simulação ao vivo de um telejornal, com direito a bancada, câmera e teleprompter, onde os estudantes do curso apresentaram e interagiram com o público.

Texto: Flávia De Marco e Letícia Buratti

Fotos: Flávia De Marco, Francesco Flávio da Silva e Angélica Lüersen