CURSOS DE COMUNICAÇÃO PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA NACIONAL

Produções de estudantes e professores dos cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual da Unochapecó representaram a universidade na XI Conferência Nacional de Mídia Cidadã, de 17 a 19 de outubro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Vitória-ES. Durante os dias do congresso, foram expostos três projetos realizados na universidade, sendo dois de iniciação científica,  “Teia Comunitária: o portal da mídia cidadã” e “O olhar além das telas: o adolescente como receptor audiovisual”. O terceiro, “Cine Uno Itinerante e os Sonhos de James”, é resultado de um projeto de extensão desenvolvido junto à comunidade escolar.

Teia Comunitária

IMG_5028O projeto de iniciação científica “Teia Comunitária: o portal da mídia cidadã”, foi apresentado pelo bolsista Mauro Maurício Biondo, juntamente com a professora orientadora e vice-diretora da Área de Ciências Sociais Aplicadas (ACSA), Mariângela Torrescasana. A proposta da pesquisa é construir um banco de dados sobre práticas de comunicação comunitária, desenvolvidas pela sociedade civil brasileira e suas organizações, utilizando a plataforma multimídia: Teia Comunitária: o portal da mídia cidadã. O projeto é consequência de um processo de investigação e inserção comunitária, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, iniciado na disciplina de Comunicação Comunitária, ministrada pela professora,  no sexto período do Curso de Jornalismo, em 2015.

IMG_5299Cine Uno Itinerante

Os estudantes do curso de Produção Audiovisual, Leonardo Alcides Zancheta e Felipe Kamphorst, exibiram, na categoria Mostra de Vídeo Cidadão, o projeto “Cine Uno Itinerante e os Sonhos de James”. Esse projeto consiste na realização de oficina de vídeo, com produção de um filme de curta-metragem pelos alunos da escola Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, do bairro Efapi em Chapecó.

O relato dessa experiência foi apresentado também no eixo mídias contra e para os direitos humanos. Para o estudante, Leonardo Alcides Zancheta, o aceite do trabalho na conferência demonstra a valorização dos projetos de extensão desenvolvidos com o engajamento da comunidade. “É de extrema importância que se pense para além da universidade. A participação no congresso oportunizou a divulgação do projeto e nos aproximou de outras pessoas que desenvolvem projetos  parecidos com o nosso.  Assim, com a troca de experiência, podemos ampliar nossos conhecimentos através das outras iniciativas desenvolvidas no país”, afirma Leonardo.

IMG_5321O olhar além das telas

O Núcleo de Iniciação Científica em Mídia Cidadã da Unochapecó, representado pela professora Ilka Goldschmidt, apresentou o projeto de iniciação científica, “O olhar além das telas: o adolescente como receptor audiovisual”. A pesquisa foi desenvolvida, em 2015, pelo bolsista Daniel Mendes Moreira, hoje egresso do curso de jornalismo. A pesquisa estuda a recepção de filmes da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis junto a estudantes da Escola de Educação Básica Marechal Bormann. Os resultados desse projeto serviram de inspiração para a elaboração do trabalho de conclusão de curso do bolsista, que abordou o olhar dos estudantes frente às produções nacionais de curta-metragem, que esporadicamente não circulam comercialmente e nem possuem uma narrativa “hollywoodiana”.

Mídia cidadã em debate

A Conferência Nacional de Mídia Cidadã é realizada anualmente e constitui-se em um espaço de apresentação de artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), discussões teórico-práticas, relatos de experiência e mostras de vídeos. A temática desta Conferência, “Mídia, cidadania e direitos humanos”, foi definida pelo Observatório da Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), organizador do evento. Ela foi escolhida observando o princípio de que o principal ator social do processo comunicacional – o cidadão – sempre esteve a parte do espaço público midiatizado, apesar do potencial emancipador que os meios de comunicação podem oferecer.