Curso de Jornalismo realiza viagem de estudos para Porto Alegre

15068535_1386681918009898_6867013590999384734_o

Com o objetivo de aproximar os estudantes das vivências do mercado de trabalho, o curso de Jornalismo da Unochapecó organizou uma viagem de estudos para conhecer meios de comunicação de abrangência estadual. As visitas foram realizadas na cidade de Porto Alegre (RS), de 09 a 11 de novembro, envolvendo um grupo de 39 estudantes de diferentes períodos do curso, acompanhados pelo coordenador, Vagner Dalbosco.
A primeira visita foi ao Parque Gráfico Jayme Sirotsky, local responsável pela produção do jornal Zero Hora. Lá, os estudantes conheceram todo o processo de impressão do jornal. No segundo dia de viagem, os destinos foram à Usina do Gasômetro, à Casa de Cultura Mário Quintana e ao Grupo Bandeirantes, que recebeu os estudantes para visitas à Rádio Band 640 AM, à Rádio Ipanema, redação do Band Cidade e Os Donos da Bola.
Na área de assessoria de imprensa, os estudantes conheceram a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Fizeram parte do roteiro também, a Rádio Guaíba e o Correio do Povo, jornal de maior circulação no interior do estado gaúcho.
A viagem para Porto Alegre é realizada a cada dois anos e esta é a segunda vez que a estudante do sexto período do curso, Débora Maffissoni, participa. “Na visita anterior a esses mesmos veículos de comunicação, não prestei tanta atenção como agora. Desta vez muitos assuntos, que discutimos durante as visitas, já haviam sido abordados em sala de aula, o que ajudou a compreender melhor o que nos era explicado, fazer relações e aproveitar mais a viagem”, explica.
Para o coordenador do curso, Vagner Dalbosco, as viagens de estudo, organizadas pelo curso, oportunizam aos estudante conhecerem não só as estruturas dos meios de comunicação, mas também compreender o processo produtivo do jornalismo.