Conhecimento, formação e práticas profissionais: veja a programação

Nos dias 3, 4 e 5 de julho, a Unochapecó promove o Intercom Sul 2025. Mais de mil congressistas, entre estudantes e pesquisadores, de Comunicação dos três estados do Sul do país se encontrarão em Chapecó/SC. De quinta até sábado, a programação promete uma grande troca de experiência entre acadêmicos, professores e profissionais. 

O congresso é pensado para abordar temáticas contemporâneas e que impactam a Comunicação, tanto na área acadêmica quanto profissional. O tema do evento, nesta edição, é “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”.

Quinta-feira, dia 03 de julho

Na quinta-feira pela manhã, o credenciamento inicia às 8h. O painel “Pense rádio, pense TV: Oportunidades de trabalho e o novo perfil profissional”, pensado em parceria com a Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão), começa às 10h. Ele contará com profissionais do rádio como Marcos Meller (Rádio Peperi/São Miguel do Oeste) e Miriam Pereira (Rádio Princesa/Xanxerê), e também da TV como Ediani Outeiro (gerente de Jornalismo e Operacional/ND TV Record) e Gilmar Luiz Forchesatto (Coordenador de Jornalismo/NSC TV Chapecó), que falarão sobre sua trajetória e as transformações na profissão nesses meios. Além disso, o presidente da Acaert, Fabio Bigolin, fará uma fala apresentando resultados sobre o consumo desses meios.

Pela tarde, acontecem as sessões de apresentações dos trabalhos Expocom. A solenidade de abertura começa às 18h30. Às 19h, a palestra de abertura com Fernanda Carrera, com o tema de “Experiência como Método e Interseccionalidade como Episteme na Comunicação”, dá início oficial ao Intercom Sul 2025. A fala trará reflexões com base na trajetória de Fernanda como pesquisadora de raça, gênero e interseccionalidade.

Sexta-feira, dia 04 de julho

A partir das 8h da sexta-feira, terão início as oficinas e os workshops. Na mesma manhã acontecem a Jornada de Extensão (debate sobre as experiências com projetos extensionistas dentro das universidades) e o Fórum Ensicom (trabalhos voltados para o ensino nos cursos de comunicação, com relatos a respeito do uso de novas metodologias). 

Ainda, a partir das 10h30, o painel Cultura digital, consumo e influência, com as professoras Dra. Ali Machado (FURG) e Dra. Yssaaf Karhawi (USP), acontece no Salão Nobre (Bloco C1). A mesa foi pensada para abordar os entrelaçamentos entre cultura digital e comunicação.

Para finalizar a sexta-feira, os Centros Acadêmicos (CA), juntamente das Atléticas dos cursos de comunicação da Unochapecó, realizarão a “Intercaos”, a festa de integração dos estudantes. A partir das 22h, o encontro ocorre na Cubo, centro de Chapecó. Para informações complementares, acompanhe as redes sociais dos CA’s de Design, Publicidade e Propaganda, Cinema e Mídias Digitais e Jornalismo. 

Sábado, dia 05 de julho

Para o último dia de Intercom, às 10h acontece o “Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social”, no Salão Nobre (Bloco C1). Além disso, ocorre a premiação do Expocom. Às 12h, o evento se encerra.

Segundo um dos coordenadores do Intercom Sul 2025, professor Marlon Santa Maria Dias, o evento é pensado para abranger estudantes de diferentes realidades. “Buscamos trazer não apenas nomes de referência na área, mas profissionais e pesquisadores que apresentam abordagens inovadoras, criativas e provocativas para pensar a Comunicação, como campo profissional e como campo científico”. Ele explica que quem participar conseguirá ter uma noção mais ampla sobre o campo da comunicação e sobre as discussões urgentes e emergentes na área.

Toda a programação está completa no site do Intercom Sul: www.intercomsul2025.com.br

Texto: Sophia Fransozi; estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos;
Fotografia: Max Vitor

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.